Mais lidas
Economia

Banco Central decreta liquidação de cinco corretoras de câmbio

.

EDUARDO CUCOLO
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O Banco Central decretou nesta quarta-feira (7) a liquidação extrajudicial de cinco corretoras de câmbio: Titur (RJ), Midas (RJ), Previbank (CE), Catedral (BA) e Pioneer (SP). Em todas elas, foi encontrada "a existência de graves violações às normas legais que disciplinam a atividade da instituição".
As principais irregularidades são fraudes relacionadas a importações, segundo o BC. Nesses caso, a corretora envia o dinheiro para pagamento de uma empresa no exterior, mas não há entrada de mercadorias no Brasil.
A Pioneer foi citada na Operação Lava Jato da Polícia Federal como um dos canais utilizados pelo doleiro Alberto Youssef para remessas de recursos ao exterior dentro do escândalo da Petrobras.
O BC informou que as liquidações não estão relacionadas à Lava Jato, embora informações da operação tenham sido utilizadas no caso dessa corretora.
A instituição realizou trabalho de fiscalização desse setor que resultou nessas liquidações. A instituição informou ainda que nenhuma das empresas tem problemas financeiros ou patrimoniais.
As cinco corretoras representam 0,1% do movimento de câmbio no Brasil, percentual considerado baixo pelas autoridades, que afirmam não haver impacto da decisão sobre essa mercado.
Em todos os casos foi decretada também a indisponibilidade de bens do controlador e ex-administradores.




×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber