Facebook Img Logo
Mais lidas
Economia

EUA e mais 11 países fecham maior acordo comercial regional da história

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Após oito anos de negociações, os Estados Unidos e mais 11 países fecharam a Parceria Transpacífico, o maior acordo comercial regional na história.
Discutido por cinco dias seguidos, ele abrangerá 40% da economia global, e inclui, além dos EUA, Chile, Canadá, Japão e Austrália. O texto final deve ser disponibilizado dentro de um mês, informou o jornal americano "The New York Times".
Além da derrubada de barreiras tarifárias entre os países, o tratado prevê regras uniformes de propriedade intelectual e ações conjuntas contra o tráfico de animais selvagens e outras formas de crimes ambientais.
O acordo ainda deve passar por discussão no Congresso americano, mas pode vir a ser uma das maiores conquistas do governo do presidente Barack Obama e deve ajudar a contrabalançar a influência chinesa sobre o comércio no Pacífico.
Entre os itens discutidos na fase final do acordo está a manutenção de proteções comerciais para fabricantes de remédios avançados, a derrubada de barreiras nos mercados de laticínios e açúcar e a queda gradual, ao longo de três décadas, de impostos de importação de carros japoneses vendidos na América do Norte.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas de Economia

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber