MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Levy espera estabilidade do dólar após cenário de incertezas

FÁBIO MONTEIRO BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, espera uma maior estabilidade do dólar tão logo o país "vença incertezas", como a proposta do orçamento para 2016 e a manutenção dos vetos presidenciais de propostas que aume

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.09.2015, 12:58:25 Editado em 27.04.2020, 19:56:23
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

FÁBIO MONTEIRO
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, espera uma maior estabilidade do dólar tão logo o país "vença incertezas", como a proposta do orçamento para 2016 e a manutenção dos vetos presidenciais de propostas que aumentam os gastos do governo.
"Acredito que veremos maior estabilidade do dólar. É impossível estabelecer o patamar, mas tenho certeza que essa volatilidade maior vai se esvair, a medida que algumas questões, como a votação dos vetos e o próprio orçamento, sejam devidamente equacionadas", afirmou Levy, após participar de fórum promovido pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), nesta quarta-feira (23).
Na terça (22), a moeda norte-americana fechou o dia valendo R$ 4,05, o maior valor desde o início do Plano Real, em 1994. No final da manhã desta quarta-feira (23), a moeda mantinha a trajetória de alta, batendo em R$ 4,13.
Levy afirmou haver um movimento global de câmbio, e que é necessário estar atento a ele. "Mas acho que o mais importante é a gente avaliar a situação do Brasil. O processo de recuperação da economia está em curso, diversas medidas que foram tomadas no começo do ano estão produzindo seus efeitos", disse o ministro.
Ele também acredita existir um represamento dos efeitos dessas medidas, por razões não econômicas, que geram insegurança no mercado.
"Isso tem limitado a capacidade de investimento, limitado a capacidade de arrecadação, mas tenho convicção de que vencidas essas incertezas, a capacidade de recuperação da economia será rápida, porque os efeitos do realinhamento de preços e o próprio efeito de segurança dada pela recalibragem fiscal estão transformando nossa economia. A gente só não vê alguns resultados positivos por causa da insegurança.", afirmou.
CLASSIFICAÇÃO DE RISCO
Joaquim Levy comentou a visita da agência de classificação de risco Fitch. Representantes da agência estiveram reunidos ontem com o ministro.
Levy classificou o encontro como positivo. "Acho que há essa percepção também, do compromisso do governo brasileiro, e perfeita noção do que foi feito no começo do ano está permitindo permitindo encontrar um outro caminho de crescimento", disse o ministro.
Ainda segundo ele, "enquanto a gente não tiver solidez fiscal, tudo fica mais difícil, mas tenho convicção de que a gente vai conseguir isso".
Ao lado da Moody's, a Fitch mantém o grau de investimento da nota de crédito brasileira. A Standard & Poor's retirou o selo de bom pagador do Brasil no início deste mês.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Levy espera estabilidade do dólar após cenário de incertezas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!