Facebook Img Logo
Mais lidas
Economia

São Paulo recebe a WorldSkills, maior competição profissional do mundo

.

FERNANDA PERRIN
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - As provas da WorldSkills, olimpíada de profissões técnicas e maior evento sobre ensino profissional do mundo, começam nesta quarta (12) no Anhembi, em São Paulo. Pela primeira vez na história do complexo de eventos, os 213 mil m2 deverão ser ocupados.
Entre hoje e sábado (15), 1.200 jovens de até 22 anos competirão pelo título de melhor técnico em diversas ocupações, como mecatrônica, soluções de software para negócios e joalheira. A delegação brasileira conta com 50 estudantes do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e 6 do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).
As provas são atividades do dia a dia da profissão. Em mecatrônica, os competidores deverão criar um sistema automatizado para um processo industrial (por exemplo, a etapa de colocar as tampas nas garrafas em uma fábrica de bebidas).
Como as máquinas utilizadas, a tecnologia e as matérias-primas podem variar de país para país, é comum que, durante o treinamento para o evento, os participantes façam um "intercâmbio" para entender a técnica utilizada no exterior para ser empregada na prova.
Victor Bernardo, 21, foi para a Finlândia e para a Alemanha este ano para treinar impressão digital –ferramenta que não é ensinada no curso de aprendizagem industrial em impressão offset que ele cursou no Senai de Porto Alegre (RS).
Mesmo no Brasil, ele teve que se deslocar para Alagoas, São Paulo e Caxias do Sul. "Como a infraestrutura é muito cara, eu tive que treinar em vários Senais e empresas, porque cada um tinha um dos equipamentos que eu precisava", diz.
Segundo Rafael Lucchesi, diretor geral do Senai, a identificação dessas lacunas na formação dos competidores é um meio de atualizar a grade curricular dos cursos técnicos oferecidos pela instituição.
O plano inicial de Bernardo era cursar design gráfico, mas, como sua vaga era de cotista (parceria que o Senai faz com empresas, em que elas indicam empregados jovens para os cursos) de uma gráfica, a empresa encaminhou-o para a formação em impressão offset.
Ele diz gostar da área, mas que pretende fazer uma faculdade de artes gráficas ou design.
As provas da área de Bernardo na WorldSkills serão sobre regulagem de máquinas e de cores nos processos de impressão. Por exigir uma infraestrutura de alto custo, poucos países investem na categoria, que tem apenas 11 competidores que se revezarão nos equipamentos ao longo dos quatro dias de evento.
A OLIMPÍADA
Em sua 43ª edição –a primeira na América Latina–, a WorldSkills deve receber 200 mil pessoas, segundo estimativa dos organizadores. A entrada é gratuita e, além de acompanhar as provas, os visitantes terão acesso aos "Pontos de Conhecimento", cuja proposta é apresentar cada profissão em disputa no evento por meio de simuladores e vídeos 3D, acompanhados por explicações de professores e alunos do Senai e do Senac.
Outra opção são as conferências, que ocorrem paralelamente às provas. Nesta quarta, o tema é "tendências futuras", debatido em três palestras: Competências para o Desenvolvimento Sustentável Pós-2015 (às 9h), Metodologias Prospectivas para o Desenvolvimento das Competências (às 13h) e, às 19h, uma recepção para networking organizada pela Unevoc, braço da Organização das Nações Unidas para educação e treinamento técnico e vocacional.
Quem não puder ir ao Anhembi pode acompanhar a WorldSkills pela internet. Uma plataforma virtual desenvolvida pelo Senai permite fazer um tour pelo local e ter acesso às mesmas informações de quem estiver no evento, como explicações sobre as profissões em disputa, requisitos, cursos que preparam para a área e mercado de trabalho (incluindo média salarial).

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas de Economia

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber