MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Receita libera aplicativo rascunho para preencher Imposto de Renda de 2016

FÁBIO MONTEIRO BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A Receita Federal liberou nesta terça-feira (21) a opção para que os contribuintes possam começar desde já o preenchimento da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física do ano que vem. A proposta do governo

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.07.2015, 18:49:58 Editado em 27.04.2020, 19:57:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

FÁBIO MONTEIRO
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A Receita Federal liberou nesta terça-feira (21) a opção para que os contribuintes possam começar desde já o preenchimento da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física do ano que vem.
A proposta do governo é permitir que o cidadão tenha uma ferramenta para preencher as informações ao longo do ano fiscal, evitando a tradicional correria para a entrega da declaração.
O aplicativo fica disponível para download até 28 de fevereiro de 2016. O rascunho poderá ser importado pelo programa de preenchimento da Declaração do IRPF que estará disponível a partir de março do próximo ano.
O contribuinte pode acessar o aplicativo na página da Receita na internet ou por dispositivos móveis. Em novembro do ano passado, quando o serviço de rascunho foi lançado, cerca de 69 mil pessoas utilizaram a ferramenta para adiantar a declaração de 2015.
O Fisco não tem uma estimativa, mas acredita que a disponibilização do serviço de rascunho com um prazo maior vai ajudar na popularização do recurso e aumentar o número de usuários.
O rascunho do IRPF também ganhou mais funcionalidades em relação ao ano anterior. A principal é a possibilidade de importar dados da declaração de 2015.
ACOMPANHAMENTO DE DECLARAÇÃO
A Receita Federal também divulgou novidades sobre o acompanhamento da declaração apresentada. A partir de agora, o contribuinte que quiser acompanhar a situação poderá cadastrar um número de telefone celular.
O Fisco informará por mensagens de texto se a declaração foi recebida, se há pendências, se foi processada, se foi para a fila da restituição (quando houver), se foi enviada ao banco ou se já foi colocada em débito automático, por exemplo.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Receita libera aplicativo rascunho para preencher Imposto de Renda de 2016"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!