Mais lidas
Economia

Receita libera aplicativo rascunho para preencher Imposto de Renda de 2016

.

FÁBIO MONTEIRO
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A Receita Federal liberou nesta terça-feira (21) a opção para que os contribuintes possam começar desde já o preenchimento da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física do ano que vem.
A proposta do governo é permitir que o cidadão tenha uma ferramenta para preencher as informações ao longo do ano fiscal, evitando a tradicional correria para a entrega da declaração.
O aplicativo fica disponível para download até 28 de fevereiro de 2016. O rascunho poderá ser importado pelo programa de preenchimento da Declaração do IRPF que estará disponível a partir de março do próximo ano.
O contribuinte pode acessar o aplicativo na página da Receita na internet ou por dispositivos móveis. Em novembro do ano passado, quando o serviço de rascunho foi lançado, cerca de 69 mil pessoas utilizaram a ferramenta para adiantar a declaração de 2015.
O Fisco não tem uma estimativa, mas acredita que a disponibilização do serviço de rascunho com um prazo maior vai ajudar na popularização do recurso e aumentar o número de usuários.
O rascunho do IRPF também ganhou mais funcionalidades em relação ao ano anterior. A principal é a possibilidade de importar dados da declaração de 2015.
ACOMPANHAMENTO DE DECLARAÇÃO
A Receita Federal também divulgou novidades sobre o acompanhamento da declaração apresentada. A partir de agora, o contribuinte que quiser acompanhar a situação poderá cadastrar um número de telefone celular.
O Fisco informará por mensagens de texto se a declaração foi recebida, se há pendências, se foi processada, se foi para a fila da restituição (quando houver), se foi enviada ao banco ou se já foi colocada em débito automático, por exemplo.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber