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Brasil busca novos negócios com o Peru e com a Colômbia

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SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, está nesta terça (21) em Lima, em busca de novos negócios. Ele participa de encontro com a ministra de Comércio Exterior e Turismo do Peru, Blanca Magali Silva Velarde-Álvarez. O Peru está na lista de 32 países considerados estratégicos pelo governo brasileiro no Plano Nacional de Exportações, lançado em junho. A Colômbia, que Monteiro visitará nesta quarta (22), também é considerada estratégica pelo plano. As informações são da Agência Brasil.
O Plano Nacional de Exportações se baseia em cinco estratégias: acesso a mercados, promoção comercial, facilitação de comércio, financiamento de garantias às exportações e aperfeiçoamento do sistema tributário.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, entre as ações previstas envolvendo Peru e Colômbia estão negociações para antecipar os cronogramas de desgravação (redução) de tarifas, a conclusão de acordos de cooperação, ações para facilitar investimentos e o fortalecimento de mecanismos de comércio bilateral.
Em Bogotá, assim como em Lima, Armando Monteiro se encontrará com uma representante do governo. Ele se reunirá com a ministra do Comércio, Indústria e Turismo colombiana, Cecília Álvarez-Correa. O ministro também abrirá o evento Brasil Tecnológico 2015, promovido pela Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que discutirá temas ligados à bioenergia, tecnologia e a máquinas e equipamentos. Haverá ainda rodada de negócios com participação de 50 empresas brasileiras.
De acordo com dados do ministério, no ano passado, as exportações do Brasil para o Peru somaram US$ 1,8 bilhão e as importações, US$ 1,7 bilhão. Os principais produtos vendidos ao país são os manufaturados, ou industrializados, que respondem por 92% das vendas totais.
No caso da Colômbia, as exportações brasileiras somaram US$ 2,38 bilhões em 2014 e as importações, US$ 1,7 bilhão. Os principais produtos vendidos aos colombianos também são os industrializados, respondendo por 92,6% da pauta.

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