MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Apuração e pesquisas indicam vitória do "não"

LEANDRO COLON E FERNANDA GODOY, ENVIADOS ESPECIAIS ATENAS, GRÉCIA (FOLHAPRESS) - A apuração e as pesquisas divulgadas após o fim da votação apontam para uma vitória do "não" sobre o "sim" no plebiscito realizado na Grécia para aprovar a proposta de socor

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.07.2015, 16:40:31 Editado em 27.04.2020, 19:58:25
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

LEANDRO COLON E FERNANDA GODOY, ENVIADOS ESPECIAIS
ATENAS, GRÉCIA (FOLHAPRESS) - A apuração e as pesquisas divulgadas após o fim da votação apontam para uma vitória do "não" sobre o "sim" no plebiscito realizado na Grécia para aprovar a proposta de socorro financeiro feita pelos credores internacionais.
A consulta popular ocorreu neste domingo (5). Com 60% dos votos apurados, o "não" —rejeição a propostas dos credores— aparece com 61% contra 39% do "sim". Espera-se que o cenário esteja definido ainda nesta noite.
Logo após os primeiros números serem divulgados, simpatizantes do Syriza, partido de esquerda do primeiro-ministro Alexis Tsipras, começaram a celebrar o resultado na praça Syntagma, no centro de Atenas.
Pelo menos seis pesquisas divulgadas pelos canais de televisão, com base em institutos locais, apontaram vitória do "não". Segundo o canal Skai TV, por exemplo, o "não", contra o acordo proposto pelos credores, deve vencer pelo placar de 51,5% a 48,5%. O canal Alpha prevê que o "não" atinja de 49,5% a 54,5% dos votos, enquanto o "sim", de 45,5% a 50,5%. O canal Mega divulgou pesquisa em que o "não" aparece vencendo por 51,5% a 48,5%.
Segundo o canal Skai TV, por exemplo, o "não", contra o acordo proposto pelos credores, deve vencer pelo placar de 51,5% a 48,5%. O canal Alpha prevê que o "não" atinja de 49,5% a 54,5% dos votos, enquanto o "sim", de 45,5% a 50,5%. O canal Mega divulgou pesquisa em que o "não" aparece vencendo por 51,5% a 48,5%.
A votação terminou às 19h (13h, em Brasília) e ocorreu em clima de tranquilidade na capital Atenas. Ao todo, 9,9 milhões de gregos estavam aptos para votar no país.
A população foi convocada na semana passada pelo primeiro-ministro, Alexis Tsipras, para aprovar ou não a proposta de socorro financeiro internacional feita pelos credores FMI (Fundo Monetário Internacional), BCE (Banco Central Europeu) e a zona do euro.
Após votar, Alexis Tsipras afirmou que a Europa não poderá ignorar a vontade dos gregos. "Muitos podem tentar ignorar o desejo de um governo, mas ninguém pode ignorar a vontade de uma população que está buscando viver com dignidade, com suas próprias mãos ", afirmou o premiê, após votar em Atenas.
Tsipras faz campanha pelo "não", mas tem dito que buscará um acordo a partir desta segunda (6) com Bruxelas independentemente do resultado. O discurso foi repetido no fim de semana pelo ministro de Finanças, Yanis Varoufakis.
O premiê destacou ainda a determinação da população em comparecer à consulta e disse que as coisas avançam quando "a democracia vence o medo e chantagem". "Hoje a democracia triunfa sobre o medo. Estou confiante que nesta segunda vamos estabelecer um novo curso para todas as pessoas da Europa", afirmou.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Apuração e pesquisas indicam vitória do "não""

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!