MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BC muda divulgação de dados sobre investimento estrangeiro

EDUARDO CUCOLO BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O Banco Central alterou a metodologia de apuração das transações econômicas entre o Brasil e o exterior, que passam a seguir novo padrão internacional. O mudança afeta a fórmula de cálculo e o nome pelo qual são

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.04.2015, 14:48:41 Editado em 27.04.2020, 20:00:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

EDUARDO CUCOLO
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O Banco Central alterou a metodologia de apuração das transações econômicas entre o Brasil e o exterior, que passam a seguir novo padrão internacional. O mudança afeta a fórmula de cálculo e o nome pelo qual são conhecidos alguns indicadores.
Haverá ainda novos dados que antes não eram apurados ou que não era apresentados com tanto destaque, como a compra ou venda do passe de atletas.
O IED (Investimento Estrangeiro Direto), por exemplo, passa a se chamar Investimento Direto no País. Antes, essa estatística considerava a entrada ou saída do Brasil de dinheiro de propriedade de uma pessoa ou empresa estrangeira. Agora, o que interessa é se os recursos estão entrando ou saindo e não quem é o dono.
O envio de recursos da filial de uma empresa brasileira que está situada em outro país para o Brasil, por exemplo, na forma de empréstimo, deixa de ser um retorno de Investimento Brasileiro Direto e se torna parte da estatística que antes se chamava IED.
Também vai entrar nessa conta o reinvestimento de lucros obtidos no Brasil por empresas estrangeiras que atuam aqui. O BC vai contabilizar essa movimentação como um dinheiro que saiu do país como envio de lucro (o que afeta o resultado final das transações correntes) e que depois voltou como investimento, apesar da transação não envolver operações de câmbio e se dar totalmente na moeda nacional.
O Investimento Brasileiro Direto, aliás, passa a se chamar Investimento Direto no Exterior.
O novo padrão segue a metodologia desenvolvida pelo FMI (Fundo Monetário Internacional). A regra anterior criada pelo Fundo era utilizada pelo Brasil desde 2001.
O impacto dessas mudanças nas estatísticas serão conhecidos na próxima quarta-feira (22), quando serão divulgados os dados de março de 2015. Haverá atualização, pela nova regra, a partir de janeiro de 2014.
Posteriormente, o BC irá recalcular também os números anteriores, cujas estatísticas começam em 1947.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BC muda divulgação de dados sobre investimento estrangeiro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!