MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Crise de energia faz crescer procura de indústrias por gerador

RENAN MARRA SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A crise no setor elétrico tem exigido que indústria e comerciantes busquem alternativas para evitar problemas de abastecimento de energia. De acordo com entidades que representam os fabricantes de geradores de ene

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.03.2015, 13:58:38 Editado em 27.04.2020, 20:01:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

RENAN MARRA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A crise no setor elétrico tem exigido que indústria e comerciantes busquem alternativas para evitar problemas de abastecimento de energia. De acordo com entidades que representam os fabricantes de geradores de energia, a demanda pelos equipamentos aumentou em relação à do primeiro trimestre do ano passado.
Segundo a Abimaq (Associação Brasileira de Máquinas e Indústrias), o número de consultas sobre geradores aumentou 40% em relação ao primeiro trimestre do ano passado. Já o número de vendas efetivas subiu 12%.
"O que temos para os próximos meses em termos de soluções para a crise de energia? Nós temos as fontes eólicas, mas elas ainda não estão conectadas às redes de energia. Então, a médio e curto prazos, não temos nada melhor do que os geradores", diz o presidente da Câmara Setorial de Motores e Grupos Geradores da Abimaq, Reinaldo Sarquez.
Empresários do setor dizem que a procura por geradores aumentou após o ministro Eduardo Braga (Energia) defender o uso de geradores próprios por grandes consumidores de energia para aliviar a pressão sobre o sistema elétrico.
A defesa de Braga pelo uso de geradores foi feita depois de 11 Estados e o DF terem sofrido apagão em janeiro, desencadeado por pico de consumo e falha no sistema de transmissão de energia.
Já o nível dos reservatórios que abastecem as regiões Sudeste/Centro-Oeste continua baixo para essa época do ano, apesar das chuvas dos últimos meses. Especialistas do setor de energia afirmam que a possibilidade do racionamento existe, e que ela não é remota.
Eventual racionamento e falhas no sistema de transmissão provocariam prejuízos financeiros para a indústria e comércio, com a perda de produtos estocados ou a paralisação de máquinas.
"Existem empresas, principalmente no setor químico, que não podem parar. Seria uma grande perda. Imagine também um supermercado, que tem alimentos perecíveis como a carne. Há necessidade de um equipamento que evite a perda do produto", afirma Sarquez.
A Stemac, uma das líderes no setor de geradores, viu a procura pelo equipamento aumentar 60% em relação à do ano passado. Agora, a empresa espera aumento de cerca de 20% do número de compras.
AUTOGERADORES
Com a crise de energia, o Ministério de Minas e Energia autorizou as distribuidoras de energia elétrica a comprarem energia excedente de autogeradores, como shoppings e indústrias.
Segundo o diretor-presidente da ABCE (Associação Brasileira das Companhias de Energia Elétrica), Alexei Vivan, no entanto, a indústria não tem tido interesse em comprar geradores para produzir energia excedente. Para ele, os geradores dificilmente atendem toda a demanda de uma grande indústria.
De acordo com Alexei, a maior parte das indústria usa o gerador como proteção para eventuais interrupções ou falta de energia.
"Em todo período em que há risco de racionamento ou preocupação em relação a possibilidade do sistema elétrico atender a toda a demanda, há uma tendência natural das empresas se protegerem, comprando geradores. Então como estamos entrando no período sem chuva, aumenta a preocupação das indústrias em relação as disponibilidades energéticas e há tendência de maior procura por geradores", diz Alexei Vivan.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Crise de energia faz crescer procura de indústrias por gerador"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!