MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

CVM pode usar acordo de leniência em seus processos

LUCAS VETTORAZZO RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) pretende adotar acordos de leniência de empresas que estejam respondendo a processos administrativos na autarquia. A ideia é que, a exemplo do que já ocorre em ó

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.03.2015, 18:53:07 Editado em 27.04.2020, 20:02:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

LUCAS VETTORAZZO
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) pretende adotar acordos de leniência de empresas que estejam respondendo a processos administrativos na autarquia.
A ideia é que, a exemplo do que já ocorre em órgãos como o Cade (Conselho Administrativo de Defesa da Econômica) e também a SEC (Security Exchange Comission), a CVM dos EUA, empresas investigadas possam colaborar com investigações da comissão.
O objetivo é dar celeridade às investigações da companhia. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (6) pelo presidente da CVM, Leonardo Ferreira, durante palestra em seminário internacional sobre governança corporativa da FGV, no Rio.
Uma proposta com mudanças nas regras da autarquia que regula o mercado acionário no Brasil foi enviada ao governo federal no fim do ano passado. Entre as propostas está o aumento do valor máximo da multa passível de ser aplicada pela CVM, de R$ 500 mil. Para ser adotada a proposta tem que virar lei e passar por votação do Congresso.
De acordo com Ferreira, entre as metas da CVM no ano está a busca "por prazos mais coerentes entre o tempo da investigação e o do julgamento". Para isso, a comissão, disse Ferreira, tentará fazer o melhor uso das tecnologias, além de fortalecer os canais de comunicação com a Polícia Federal, o Judiciário e com o Conselho de Supervisão da BM&FBovespa.
Ferreira afirmou que a CVM pretende até o final deste ano concluir as investigações de todos os procedimentos abertos antes de janeiro de 2012. O presidente da comissão não informou quantos eles seriam, mas a ideia é para desafogar os técnicos para que se concentrem em assuntos mais recentes.
"Estamos trabalhando em uma proposta de revisão da lei que regula as empresas dos mercado de capitais, que inclui restabelecer o nível das multas e criar mecanismos para proteger ainda mais os investidores, com a possibilidade de serem adotados acordos de leniência para apoiar o processo das investigações", disse Ferreira, durante discurso na FGV.
A CVM vinha sendo criticada pela demora com que seus processos eram julgados, principalmente nos casos recentes do grupo EBX, do empresário Eike Batista, e da Petrobras. Os baixos valores das multas também são frutos de críticas já que empresas como as do grupo EBX chegaram a valer bilhões, enquanto as multas não podem passar por lei de R$ 500 mil. As distorções renderam à CVM o apelido de "xerife sem pistola" no mercado.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "CVM pode usar acordo de leniência em seus processos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!