MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Sites fazem "Black Friday fora de época" para movimentar período fraco

SÃO PAULO, SP - Lojas on-line vão promover uma espécie de "Black Friday fora de época" em março em uma tentativa de aumentar as vendas em um período que elas consideram mais fraco. No dia 18 de março, uma quarta-feira, elas devem oferecer produtos com de

Da Redação

·
Foto: arquivo
Icone Camera Foto por Reprodução
Foto: arquivo
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.02.2015, 12:57:00 Editado em 27.04.2020, 20:02:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP - Lojas on-line vão promover uma espécie de "Black Friday fora de época" em março em uma tentativa de aumentar as vendas em um período que elas consideram mais fraco.

continua após publicidade

No dia 18 de março, uma quarta-feira, elas devem oferecer produtos com descontos, assim como no festival original, que acontece no fim de novembro. 

A data foi chamada de Dia do Consumidor Brasil, em referência ao Dia Mundial do Consumidor, que acontece no dia 15 de março. Rodrigo Borer, presidente do Buscapé Company, empresa que encampa a iniciativa, diz que a ideia é tentar convencer as pessoas a comprarem mais em um período em que não há datas comemorativas (como Dia das Mães) e as pessoas ainda estão pagando as dívidas de começo de ano. 

continua após publicidade

"Todo mundo [as lojas virtuais] identificou março como um mês de baixo consumo. A ideia é estimular o consumo oferecendo uma vantagem em uma época do ano em que geralmente isso não existe", afirma. De acordo com ele, os dez maiores sites de comércio eletrônico vão participar da ação. No ano passado, 500 sites participaram do festival de descontos. 

No primeiro trimestre de 2014, o comércio on-line faturou R$ 8,5 bilhões, o que representou 23,5% da receita do setor no ano todo, que foi de R$ 35,8 bilhões, de acordo com dados da consultoria E-bit. 

A ideia é, também, promover um dia de descontos que não "canibalize" outras datas. No caso da Black Friday, em novembro, por exemplo, os sites têm vendas altas em apenas um dia, mas depois veem as vendas caírem bastante nas semanas imediatamente anteriores ao Natal, porque as pessoas antecipam as compras. 

continua após publicidade

Em 2014, a Black Friday movimentou R$ 1,16 bilhão, o que representou 20% do faturamento de toda a temporada de Natal (de 15 de novembro a 24 de dezembro), segundo a E-bit. 

A expectativa é que o Dia do Consumidor gere um volume de vendas bem menor, de R$ 278,3 milhões. Ainda assim, de acordo com o Buscapé, esse valor seria 60% maior do que o do ano passado, na primeira vez em que o evento foi realizado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Sites fazem "Black Friday fora de época" para movimentar período fraco"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!