Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Economia

Carioca cria aplicativo que ajuda a controlar consumo de energia

.

Foto: arquivo
Foto: arquivo

O programador carioca Claudioney Loureiro, de 33 anos, não estava satisfeito com os gastos mensais em energia. Achava o consumo alto para sua família e decidiu criar uma ferramenta para ajudá-lo a controlar as despesas e, ao mesmo tempo, identificar os vilões do consumo de energia em sua casa.

Foi assim que surgiu a ideia do aplicativo Cálculo de Consumo de Energia. Com ele, Claudioney começou a calcular a quantidade de energia que cada aparelho consumia e com isso tomou algumas medidas.

“Usando o aplicativo, descobri que dois aparelhos da minha casa, um ar condicionado e a geladeira, estavam consumindo muita energia. O aparelho de ar era bem velho e aí decidi substituir por um novo.

Com relação à geladeira, descobri que estava com um problema no termostato e isso fazia o consumo ser muito alto. Para se ter uma ideia, por dia eu gastava 15 kw a cada 24 horas e hoje eu gasto em média de 2 a 4kw a cada 24 horas”, conta.

Esses pequenos reparos, aliados a mudanças na casa, fizeram com que o consumo de energia de Claudioney, sua esposa e a filha caísse substancialmente.

“Acho que consegui economizar meus gastos em mais de 15% por mês”, garante. Ele classifica os reparos e mudanças na casa um investimento, e não uma despesa. “O que você gasta substituindo uma lâmpada, trocando a janela de madeira por uma de vidro, em pouco tempo se converte em economia na conta de luz”, avalia.

O que era para ser uma ferramenta pessoal de acompanhamento de gastos acabou se transformando em um aplicativo disponível para download e surpreendeu o idealizador em termos de receptividade.

“Eu coloquei ele para download e me surpreendi que várias pessoas baixaram, comentaram e mandaram sugestões de melhorias. E foi com base nessas melhorias que estou trabalhando em uma atualização e ela deve estar disponível em breve”, afirma.

Para Claudioney, a conscientização do consumo deve ser uma preocupação de todas as pessoas, não apenas por conta dos gastos, mas também pela questão ambiental.

“Acho que as pessoas hoje em dia estão se preocupando mais com isso. Não somente em diminuir o consumo como também procurar meios alternativos. Esse aplicativo é a minha contribuição, de certa forma”, finaliza.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Economia

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber