Mais lidas
Economia

OMC reitera decisão e manda Argentina destravar importações

.

BUENOS AIRES, ARGENTINA - A OMC (Organização Mundial do Comércio) decidiu que a Argentina precisa eliminar controles às importações, pois o país está violando normas de comércio internacional. 

Para importar um produto na Argentina é preciso pedir autorização prévia. O país não se compromete com prazos para dar essa autorização e não é claro a respeito dos critérios para concedê-la. 

Informalmente, a Argentina só deixa uma empresa importar se ela também exportar do país e dificulta a remessa de lucros e dividendos para o exterior. 

Na prática, o país limita as importações atrapalhando a fluidez do comércio. 


PROCESSO 

Os EUA, o Japão e a União Europeia iniciaram um processo na OMC contra a Argentina por esse motivo e a organização deu ganho a eles em setembro. O país sul-americano, então, apelou da decisão e na quinta (15) a OMC, mais uma vez, reiterou que as autorizações prévias são contra as regras. 

Agora a Argentina precisa se ajustar às ordens de um órgão de conciliação e tentar negociar com os demandantes. Se não chegar a acordo nenhum, então, os países poderão retaliar, colocando taxas em produtos argentinos ou mesmo os proibindo.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber