MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

OMC reitera decisão e manda Argentina destravar importações

BUENOS AIRES, ARGENTINA - A OMC (Organização Mundial do Comércio) decidiu que a Argentina precisa eliminar controles às importações, pois o país está violando normas de comércio internacional.  Para importar um produto na Argentina é preciso pedir autori

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.01.2015, 14:52:00 Editado em 27.04.2020, 20:03:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

BUENOS AIRES, ARGENTINA - A OMC (Organização Mundial do Comércio) decidiu que a Argentina precisa eliminar controles às importações, pois o país está violando normas de comércio internacional. 

continua após publicidade

Para importar um produto na Argentina é preciso pedir autorização prévia. O país não se compromete com prazos para dar essa autorização e não é claro a respeito dos critérios para concedê-la. 

Informalmente, a Argentina só deixa uma empresa importar se ela também exportar do país e dificulta a remessa de lucros e dividendos para o exterior. 

continua após publicidade

Na prática, o país limita as importações atrapalhando a fluidez do comércio. 


PROCESSO 

Os EUA, o Japão e a União Europeia iniciaram um processo na OMC contra a Argentina por esse motivo e a organização deu ganho a eles em setembro. O país sul-americano, então, apelou da decisão e na quinta (15) a OMC, mais uma vez, reiterou que as autorizações prévias são contra as regras. 

Agora a Argentina precisa se ajustar às ordens de um órgão de conciliação e tentar negociar com os demandantes. Se não chegar a acordo nenhum, então, os países poderão retaliar, colocando taxas em produtos argentinos ou mesmo os proibindo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "OMC reitera decisão e manda Argentina destravar importações"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!