Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Economia

Agências do Trabalhador ofertam mais de 14 mil vagas no Paraná 

.

Foto: José Fernando Ogura/ANPr
Foto: José Fernando Ogura/ANPr

As 220 Agências do Trabalhador instaladas em todo o Paraná tinham disponíveis até a manhã desta sexta-feira (16) 14.589 vagas de emprego. O setor de serviços lidera a oferta, seguido pelo comércio e pela indústria. O maior número de vagas é ofertado em Curitiba. Do total de vagas disponíveis em todo o Estado, 4.034 são para empresas localizadas na Capital. 

Na Agência do Trabalhador de Curitiba, localizada na Rua Pedro Ivo, 744, no centro da cidade, o movimento é grande e 25% maior do que o registrado em 2014, no mesmo período. Nos primeiros dias deste ano, em média, 1.600 pessoas procuraram a unidade diariamente em busca de um emprego, enquanto que no mesmo período do ano passado este número chegou a 1.200 trabalhadores. De janeiro a novembro de 2014, a Agência do Trabalhador de Curitiba ofertou 250.427 vagas e fez o encaminhado para entrevista de 719.798 candidatos. 

O gerente da Agência do Trabalhador de Curitiba, Rafael Aurélio dos Santos, explica que historicamente janeiro e março são os meses de maior movimento na unidade e que a expectativa para 2015 é positiva. “Estamos fazendo uma força-tarefa para que possamos ter uma diminuição do tempo de espera, fortalecendo todos os atendimentos”, diz. Ele lembra que a distribuição de senhas para atendimento acontece o dia todo e que, por isso, os interessados não precisam chegar muito cedo ou antes da abertura da unidade. O horário de funcionamento da Agência do Trabalhador de Curitiba é das 8 às 17h30. 

ENCAMINHAMENTO - Mariane Fernandes, 18 anos, esteve na manhã desta sexta-feira na Agência do Trabalhador de Curitiba para se candidatar a uma vaga de auxiliar-administrativo e recepcionista e saiu de lá com uma carta de encaminhamento para uma empresa da área de educação. “Vou hoje ainda à empresa e espero conseguir este emprego”, disse animada. 

Mariane contou que precisa trabalhar para poder pagar pelo menos parte da faculdade de História que vai começar este ano. 

Com experiência como auxiliar administrativo, Cláudia Suellen Vicente, 29 anos, também foi encaminhada pela Agência de Curitiba, nesta sexta-feira, para uma empresa. Há três meses desempregada, Cláudia disse ter ficado satisfeita. “É a área que eu trabalho, o salário oferecido pela empresa é bom e a carga horária é a que eu procurava”. 

Além da carta de encaminhamento, Cláudia se inscreveu na Agência e fará um curso do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na área administrativa. 

Henrique Dalpizzol, 54 anos, foi pela segunda vez à Agência do Trabalhador de Curitiba. Há um mês ele busca uma vaga de emprego depois de fechar a própria empresa de construção civil, área que adquiriu experiência durante os anos que morou na Itália. 

Com curso Técnico de Contabilidade, Dalpizzol busca agora trabalho na área de compras e almoxarife. “Antes de sair do país trabalhei nesta área e cheguei a ser supervisor de compras de uma multinacional norte-americana, em Guarapuava”, contou. Apesar do bom currículo, Dalpizzol disse encontrar dificuldade de colocação no mercado de trabalho em função da idade. 

COMO FUNCIONA - Para se candidatar às vagas, o interessado deve comparecer à Agência do Trabalhador mais próxima de sua residência portando Carteira de Trabalho e documentos pessoais, como Carteira de Identidade e CPF. No Paraná, existem 220 agências, que são administradas numa parceria entre o Ministério do Trabalho, Governo do Estado e prefeituras 

Na unidade, será feito o cadastro do trabalhador e, se houver uma vaga compatível com o seu perfil, imediatamente ele receberá uma carta de encaminhamento para uma empresa. A partir deste momento, o processo seletivo obedece aos critérios definidos pelo empregador. Praticamente 80% dos trabalhadores que procuram as Agências saem da unidade com entrevista de emprego agendada.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Economia

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber