Facebook Img Logo
Mais lidas
Economia

Governo anuncia medidas para garantir escoamento de safra 

.

Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini
Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini

BRASÍLIA, DF - O governo federal divulgou nesta terça-feira (13) uma série de medidas logísticas para garantir o escoamento da safra de grãos --que, neste ano, deve chegar ao número recorde de 200 milhões de toneladas, aumento de 5% em relação a 2013/2014. 

As medidas visam evitar os congestionamentos de veículos no corredor de acesso ao Porto de Santos, e melhorar as condições de transporte na região Norte. 

O pacote inclui melhorias na infraestrutura de "corredores multimodais" em seis Estados (MT, RO, AM, PA, TO, MA), em especial a "garantia de trafegabilidade na BR-163", entre Sorriso (MT) e Marituba (PA). Serão também financiadas 426 embarcações para operar nas hidrovias Madeira e Tapajós. 


PORTOS 

Em relação ao acesso ao Porto de Santos, o pacote prevê a melhoria da fiscalização da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), melhoria de rodovias (duplicação da BR-060, por exemplo) e o incentivo do uso do modal ferroviário (por meio, por exemplo, da duplicação da ferroviva entre Campinas e Santos). 

Já a Secretaria de Portos introduzirá, em "fase experimental", um "novo sistema de agendamento e sequenciamento de caminhões". Chamado de Portolog, ele substituirá o atual sistema, chamado SGTC. 

Segundo a nota, o novo sistema permitirá, de modo mais eficiente, "antecipar informações sobre o volume de caminhões que se dirigem ao porto, permitindo o melhor planejamento das operações e o tratamento de situações de contingência".

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Economia

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber