Mais lidas
Ver todos

    Economia

    28,1% dos varejistas relataram impacto do isolamento social na receita, diz IBGE

    Escrito por Da Redação
    Publicado em Editado em
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

    A pandemia de covid-19 e as medidas de isolamento social adotadas para impedir a disseminação do vírus impactaram a receita de 28,1% do total de empresas que prestaram informações em abril à Pesquisa Mensal de Comércio, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre as empresas que deram alguma justificativa para a variação da receita em abril, 63,1% citaram o coronavírus como principal causa.

    Em abril de 2020 ante abril de 2019, houve uma queda de 46,0% no volume de vendas das empresas que relataram ter sentido o impacto da covid-19 em suas atividades. Entre as empresas que não reportaram qualquer impacto da pandemia em suas receitas, o volume vendido caiu 4,8%.

    Na média global, o comércio varejista teve uma redução de 16,8% nas vendas em abril deste ano ante abril de 2019. As empresas que relataram algum impacto devido à covid-19 deram uma contribuição negativa de -13,4 pontos porcentuais para a formação da média do varejo, enquanto as empresas que não relataram qualquer impacto contribuíram com -3,4 pontos porcentuais.

    No varejo ampliado - que inclui as atividades de veículos e material de construção -, as empresas declaradamente impactadas pela covid-19 tiveram um recuo de 54,4% nas vendas, enquanto os informantes que não relataram impacto venderam 13,0% menos.

    O subgrupo de empresas impactadas pela covid na média do varejo ampliado, que recuou 27,1% em relação a abril de 2019, foi de -18,5 pontos porcentuais, enquanto o subgrupo das não afetadas impactou a taxa em -8,6 pontos porcentuais.

    Gostou desta matéria? Compartilhe!
    TNTV
    TNTV

    Jornal da Tribuna 2ª Edição - Destaque: Pré Candidato a vereador em Apucarana desmente boato sobre prisão

    Deixe seu comentário sobre: "28,1% dos varejistas relataram impacto do isolamento social na receita, diz IBGE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.