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2021 pode ter 'crescimento pífio' ou venda de 2,4 mi de unidades, diz Anfavea

A direção da Anfavea, entidade que representa as montadoras instaladas no País, apontou nesta segunda-feira, 26, o desempenho da indústria neste ano, quando se espera vendas próximas a 2 milhões de unidades, como o novo piso do mercado nacional de veículo

Da Redação

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Escrito por Da Redação
Publicado em 26.10.2020, 16:40:00 Editado em 26.10.2020, 16:48:24
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A direção da Anfavea, entidade que representa as montadoras instaladas no País, apontou nesta segunda-feira, 26, o desempenho da indústria neste ano, quando se espera vendas próximas a 2 milhões de unidades, como o novo piso do mercado nacional de veículos, o que indica uma tendência de crescimento em 2021.

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Durante participação em congresso virtual promovido pela Autodata, o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, evitou "carimbar" as previsões da entidade para o ano que vem, mas disse que, num cenário de controle da pandemia, sem segunda onda de contaminações, e avanço das reformas, é possível que o mercado alcance entre 2,3 milhões e 2,4 milhões de unidades, como vem sendo projetado por executivos da indústria automotiva.

Por outro lado, num cenário oposto, de novos lockdowns e descontrole fiscal, com aumento maior do que o imaginado da taxa básica de juros e do dólar, a tendência é de um crescimento que classificou como "pífio".

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As previsões mais recentes da Anfavea, revistas no início do mês, apontam para um mercado em 2020 de 1,9 milhão de veículos, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus.

"A gente tem que ser otimista, mas não pode fechar os olhos e não observar riscos relevantes à frente", comentou Moraes, ao citar a perspectiva de retirada dos estímulos emergenciais que injetaram R$ 600 bilhões e deram sustentação à retomada econômica.

"Não dá para imaginar que o governo vai ter fôlego para injetar mais R$ 600 bilhões na economia em 2021", assinalou o presidente da Anfavea, observando que não é aceitável em países emergentes um avanço da dívida pública a patamar superior a 100% do Produto Interno Bruto (PIB).

Moraes disse ainda que, ao mesmo tempo em que a taxa de desemprego segue alta e a inadimplência pode reaparecer nos próximos meses, pressionando a disponibilidade de crédito dos bancos, as montadoras estão pressionadas por aumento de custos de insumos, em especial o aço. "Isso vai ter impacto nos preços porque a indústria terá de, em algum momento, repassar", comentou.

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