MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Ritmo do aumento da demanda de empresas por crédito cai no 1º semestre

Ritmo do aumento da demanda de empresas por crédito diminui no primeiro semestre São Paulo - A quantidade de empresas que procuraram crédito aumentou 1,5%, no primeiro semestre deste ano, segundo o Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas po

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.07.2011, 16:37:00 Editado em 27.04.2020, 20:45:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Ritmo do aumento da demanda de empresas por crédito diminui no primeiro semestre
São Paulo - A quantidade de empresas que procuraram crédito aumentou 1,5%, no primeiro semestre deste ano, segundo o Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito. O resultado mostra redução do ritmo de aumento da procura na comparação com igual período do ano passado, quando a demanda havia crescido 9,4%, e também em relação ao segundo semestre de 2010 (5,8%).

continua após publicidade
continua após publicidade

De maio para junho deste ano, a demanda caiu 3,1%. Em junho, houve uma alta de 3,6% na comparação com mesmo mês do ano passado.

continua após publicidade

Em comunicado, a empresa de consultoria Serasa Experian diz que a menor velocidade de crescimento da demanda das empresas por crédito em 2011 é “reflexo tanto da sucessivas elevações da taxa básica de juros, resultando no encarecimento do custo do crédito, quanto do próprio processo de desaceleração do ritmo de crescimento econômico, o qual deverá se intensificar ao longo do segundo semestre do ano'”.

continua após publicidade

O levantamento aponta que, de janeiro a junho, as empresas de grande porte foram as que mais buscaram crédito, com aumento de 2,5% sobre o primeiro semestre de 2010. As micro e pequenas empresas elevaram a procura em 1,6% e, no caso das médias, houve um recuo de 0,7%.

continua após publicidade

Segundo os analistas da Serasa, as empresas de médio porte concentram negócios para exportação e estão sendo afetadas pelo cenário desfavorável nas vendas externas. Eles acrescentaram ainda que “as instabilidades da economia global estimularam as grandes empresas a buscar recursos no mercado doméstico”.

Apenas na Região Norte do país as empresas reduziram a procura, com variação de – 2,5% ante o primeiro semestre de 2010. O Sul liderou a demanda, com aumento de 2,9%, seguido pelo Sudeste (1,7%); Centro-Oeste (1,3%) e Nordeste (0,7%).

Edição: Juliana Andrade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Ritmo do aumento da demanda de empresas por crédito cai no 1º semestre"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!