MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Nova regra para dívida do cheque especial vale amanhã

A pessoa física ou jurídica que estiver inadimplente no cheque especial e quiser negociar o débito a partir de amanhã já poderá se beneficiar das novas regras anunciadas hoje pela Receita Federal. A assessoria de imprensa do órgão esclareceu que aqueles q

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.05.2011, 18:42:06 Editado em 27.04.2020, 20:47:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A pessoa física ou jurídica que estiver inadimplente no cheque especial e quiser negociar o débito a partir de amanhã já poderá se beneficiar das novas regras anunciadas hoje pela Receita Federal. A assessoria de imprensa do órgão esclareceu que aqueles que tiverem dívida acima de 365 dias e negociarem o pagamento do débito com o banco só pagarão IOF sobre o valor da dívida no primeiro ano. A partir de amanhã, também os bancos deixarão de debitar mensalmente o IOF da conta dos clientes inadimplentes. O cálculo é feito diariamente, mas o valor do imposto devido é debitado da conta no início de cada mês.


continua após publicidade

Os bancos irão repassar à Receita no início de junho o IOF recolhido até a data de hoje. A partir daí, o imposto só será cobrado do cliente inadimplente quando houver o pagamento do débito e sempre limitado ao prazo de 365 dias. O IOF incidente sobre o cheque especial de pessoa jurídica é de 0,0041% ao dia ou 1,5% ao ano. No caso de pessoa física, é de 0,0082% ao dia, o equivalente a 3% ao ano.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Nova regra para dívida do cheque especial vale amanhã"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!