MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BCE reforça oposição a mudanças na dívida da Grécia

Autoridades do Banco Central Europeu (BCE) voltaram a mostrar hoje forte oposição à qualquer tipo de reestruturação da dívida da Grécia, em resposta as declarações feitas nos últimos dias pelo presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, de que uma reest

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.05.2011, 11:30:02 Editado em 27.04.2020, 20:47:18
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Autoridades do Banco Central Europeu (BCE) voltaram a mostrar hoje forte oposição à qualquer tipo de reestruturação da dívida da Grécia, em resposta as declarações feitas nos últimos dias pelo presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, de que uma reestruturação branda poderia ser considerada. O comissário europeu para Assuntos Econômicos e Monetários, Olli Rehn, lançou ontem a ideia de uma extensão voluntária dos prazos pelos credores privados, como parte de um reescalonamento dos vencimentos.


continua após publicidade

"Rejeito a opção de uma reestruturação branda para a Grécia" ou ampliação dos vencimentos da dívida do país, porque o efeito de tal decisão não é claro, afirmou o membro do conselho executivo do BCE Lorenzo Bini Smaghi, em evento em Milão. "Não sei o que isso significa e temos de ser muito cuidadosos ao emitir sinais aos mercados financeiros", acrescentou.


Smaghi enfatizou que uma reestruturação da dívida da Grécia teria consequências terríveis para o sistema bancário grego. "Pode haver um impacto negativo aos bancos do país, porque eles precisarão fortalecer ainda mais seu capital sem acesso fácil aos mercados de dinheiro", observou. Smaghi pediu ao governo grego que acelere os esforços para evitar a evasão de impostos. "O governo tem que dizer às pessoas que paguem seus impostos."


continua após publicidade

Outros membros do BCE, como Ewald Nowotny, do conselho de governadores, Vitor Constancio, vice-presidente do BCE, e Juergen Stark, do conselho executivo, reiteraram hoje a postura contrária do banco ante a reestruturação da dívida grega. Não há um plano para nova ajuda à Grécia e uma reestruturação ou um reescalonamento da dívida grega "definitivamente não é um elemento de discussão" no BCE, disse Nowotny.


Constancio disse que uma reestruturação de dívida tem enormes consequências para um país e é muito pior em economias avançadas. Segundo ele, esta deveria ser a última opção. Constâncio acrescentou que o BCE, a União Europeia e o FMI acreditam que a Grécia tem ajustes a serem feitos que podem evitar o pior.


A mesma opinião foi dada em Atenas por Stark, segundo o qual não há necessidade de uma reestruturação da dívida da Grécia se o país aderir a seu programa de reformas econômicas e fiscais. "É uma ilusão pensar que a reestruturação da dívida, um corte na dívida ou qualquer tipo de reescalonamento ou reestruturação que se tenha em mente ajudará a resolver os problemas que o país enfrenta", afirmou. "Não há outro caminho a não ser dar andamento à consolidação fiscal. E nunca sugeriria que tal esforço fosse duplicado".


Para Stark, qualquer reorganização da dívida da Grécia teria um sério impacto nos bancos do país, prejudicando os esforços do BCE para lhes oferecer a liquidez necessária. Segundo ele, as especulações recentes do mercado foram lideradas por um pequeno grupo de bancos sediados nos Estados Unidos e no Reino Unido. As informações são da Dow Jones.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BCE reforça oposição a mudanças na dívida da Grécia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!