MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Barroso defende europeu para FMI se comando ficar vago

A União Europeia (UE) deve indicar um candidato para dirigir o Fundo Monetário Internacional (FMI) caso o atual diretor-gerente do organismo, Dominique Strauss-Kahn, renuncie, afirmou hoje o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, segundo su

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.05.2011, 13:06:02 Editado em 27.04.2020, 20:47:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A União Europeia (UE) deve indicar um candidato para dirigir o Fundo Monetário Internacional (FMI) caso o atual diretor-gerente do organismo, Dominique Strauss-Kahn, renuncie, afirmou hoje o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, segundo sua porta-voz. Ela afirmou que Barroso disse à TV holandesa que ele não vai fazer especulações, mas que se um sucessor for necessário a UE deve apresentar um candidato.


continua após publicidade

Embora alguns governos europeus tenham cogitado a possibilidade de um economista de fora da Europa ser escolhido para dirigir o FMI, várias autoridades europeias declararam nas últimas 24 horas que não deve haver alteração nas práticas de escolha da liderança do organismo. A chanceler alemã Angela Merkel disse aos jornalistas hoje que há boas razões para a escolha de um candidato europeu, tendo em vista a atual crise na região.


"Acho que no médio prazo países em desenvolvimento têm o direito de indicar candidatos para o maior cargo do FMI e do Banco Mundial. Acho que na atual situação, quando temos uma série de discussões sobre o euro, a Europa tem bons candidatos a oferecer", afirmou Merkel.


continua após publicidade

O ministro de Finanças da Bélgica, Didier Reynders, também disse aos jornalistas hoje que o atual equilíbrio entre Estados Unidos e União Europeia na liderança do Banco Mundial e do FMI deve ser mantido. As informações são da Dow Jones.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Barroso defende europeu para FMI se comando ficar vago"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!