MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Alemanha cresce 1,5% e França avança 1% no trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha e da França, que são as maiores economias da zona do euro, cresceram mais que o esperado no primeiro trimestre deste ano. Segundo o escritório de estatísticas Destatis, o PIB da Alemanha cresceu 1,5% de janeiro a

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.05.2011, 08:54:01 Editado em 27.04.2020, 20:47:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha e da França, que são as maiores economias da zona do euro, cresceram mais que o esperado no primeiro trimestre deste ano. Segundo o escritório de estatísticas Destatis, o PIB da Alemanha cresceu 1,5% de janeiro a março de 2011, ante o quarto trimestre do ano passado. Em relação ao primeiro trimestre do ano passado, houve alta de 4,9%. A taxa de expansão anual foi a mais forte desde que os dados de toda a Alemanha começaram a ser compilados, em 1991.


continua após publicidade

Os números, que são preliminares, superaram as previsões dos economistas, que esperavam crescimento de 0,9% no trimestre e de 4,2% no ano. A alta trimestral de 0,4% do quarto trimestre de 2010 foi mantida, mas o avanço anual foi revisado em 0,2 ponto porcentual para baixo, para 3,8%.


Já a economia francesa cresceu 1,0% na comparação com o quarto trimestre de 2010, a maior expansão desde o segundo trimestre de 2006, de acordo com a agência de estatísticas Insee. Economistas previam crescimento de 0,6%. O resultado também superou a estimativa de 0,7% do Banco da França (o banco central do país) e a previsão de 0,6% da própria Insee.


continua após publicidade

Itália, Espanha e Portugal


A Itália, terceira maior economia da zona do euro, cresceu menos que o esperado no primeiro trimestre, enquanto a economia espanhola superou levemente as estimativas e a de Portugal registrou contração, segundo dados preliminares divulgados hoje. A Itália cresceu 0,1% no primeiro trimestre ante o trimestre anterior e avançou 1% em relação ao período de janeiro a março do ano passado, segundo dados da agência de estatísticas Istat. Os números são ajustados ao número de dias trabalhados e a efeitos sazonais. A previsão era de crescimento de 0,3%, em base trimestral, e de 1,3%, em termos anuais.


A Espanha registrou expansão de 0,3% no primeiro trimestre ante o quarto trimestre do ano passado e de 0,8% em relação ao primeiro trimestre de 2010. A previsão era de expansão trimestral de 0,2% e anual de 0,7%.


Portugal teve contração de 0,7% no primeiro trimestre, após desaceleração de 0,6% no quarto trimestre, refletindo as medidas de austeridade tomadas pelo país. Em relação ao primeiro trimestre de 2010, também houve queda de 0,7%, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE). As informações são da Dow Jones.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Alemanha cresce 1,5% e França avança 1% no trimestre"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!