MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Líder ministerial alerta sobre reestruturar dívida grega

A reestruturação da dívida da Grécia seria uma catástrofe que poderia desestabilizar a zona do euro e impor riscos para a inflação no bloco, afirmou hoje Jean-Claude Juncker, diretor do grupo de ministros de Finanças da Europa. O impacto que uma reestrutu

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.05.2011, 12:06:01 Editado em 27.04.2020, 20:47:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A reestruturação da dívida da Grécia seria uma catástrofe que poderia desestabilizar a zona do euro e impor riscos para a inflação no bloco, afirmou hoje Jean-Claude Juncker, diretor do grupo de ministros de Finanças da Europa. O impacto que uma reestruturação teria sobre a inflação e a estabilidade da zona do euro é muito "incerta e desconhecida", disse Juncker, que também é primeiro-ministro de Luxemburgo. Questionado se essa reestruturação seria uma catástrofe, a autoridade respondeu que sim.


continua após publicidade

"Nós não deveríamos falar sobre uma reestruturação" porque a discussão de um assunto sensível como esse apenas aumenta os riscos, afirmou a autoridade. Os comentários seguiram-se a uma reunião de ministros de Finanças da zona do euro realizada na sexta-feira passada para discutir o progresso da Grécia em suas reformas estruturais.


O grupo - que também incluiu o presidente do Banco Central Europe (BCE), Jean-Claude Trichet - decidiu que a Grécia precisa de mais ajustes, mas excluiu a reestruturação da dívida soberana ou uma saída do país da zona do euro. Segundo Juncker, a Grécia tem uma "chance razoável" de colocar sua dívida sob controle se tomar mais medidas para consolidar seu orçamento e garantir a estabilidade de longo prazo do euro. Essas medidas incluem privatizações e reformas estruturais.


continua após publicidade

Juncker comentou que a Grécia tem "um problema de competitividade clássico", enquanto Portugal tem um problema de crescimento econômico e a Irlanda tem um problema bancário. A autoridade também defendeu a introdução de sanções automáticas para países que romperem as regras fiscais europeias e comentou que a zona do euro teria resistido à crise de forma mais difícil sem a moeda comum em razão das flutuações cambiais.


Juncker acrescentou que a regulamentação dos mercados financeiro ainda não acabou e disse que a Europa ainda está muito longe da transparência na regulamentação de muitos produtos. As informações são da Dow Jones.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Líder ministerial alerta sobre reestruturar dívida grega"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!