MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

IBGE: IPCA em abril foi o maior para o mês desde 2005

A alta de 0,77% verificada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi a maior para o mês de abril desde 2005. A taxa de 12 meses, de 6,51%, também foi a maior registrada desde julho de 2005, segundo informou hoje o Instituto Brasileiro de Geogra

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.05.2011, 11:36:01 Editado em 27.04.2020, 20:47:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A alta de 0,77% verificada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi a maior para o mês de abril desde 2005. A taxa de 12 meses, de 6,51%, também foi a maior registrada desde julho de 2005, segundo informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


continua após publicidade

"Mas o nível da inflação ficou mantido. A gente pode dizer que a diferença foi pequena, quase irrisória e (o índice) se manteve perto de 0,80%, como ocorreu também em janeiro e em fevereiro. O número permaneceu estável", disse a coordenadora de índices de preços do IBGE, Eulina Nunes dos Santos.


Etanol


continua após publicidade

A alta nos preços de transportes teve o maior impacto sobre o IPCA. O grupo, que subiu 1,57% em abril ante 1,56% em março, contribuiu com 0,30 ponto porcentual na alta de 0,77% registrada pelo índice geral no mês. Apesar de a variação em Transportes, na passagem de março para abril, ter sido quase igual à observada no mês anterior, o grupo continuou sendo o de maior alta entre os nove apurados no IPCA. "O impacto dos Transportes foi realmente grande no IPCA", disse Eulina.


"Dos itens que pressionaram em março, os que continuaram pressionando em abril foram justamente os combustíveis, a gasolina e o álcool, praticamente anulando a desaceleração dos alimentos", acrescentou. Os preços do etanol, que subiram 10,78% em março, atingiram 11,20% em abril, acumulando alta de 31,09% no ano. Com isso, influenciaram o preço da gasolina, que ficou 6,26% mais cara em abril, após alta de 1,97% em março, numa valorização de 9,58% no ano. Juntos, os combustíveis tiveram alta de 6,53% no mês. O etanol entrou com contribuição de 0,05 ponto porcentual no IPCA, enquanto a gasolina contribuiu com 0,25 ponto porcentual.


Vestuário


continua após publicidade

Os preços de artigos de vestuário foram responsáveis pela segunda maior variação no IPCA de abril, segundo o IBGE. A alta do grupo Vestuário foi de 1,42% em abril, ante 0,56% em março. Quase todos os itens do grupo apresentaram variações expressivas, com destaque para roupas infantis, que subiram 1,97% no mês.


"O aumento explica-se pela entrada da nova coleção no mercado e pelo aumento no preço do algodão, embora o setor venha adotando muitas peças de material sintético", explicou Eulina. O grupo Vestuário foi responsável por uma alta de 0,09 ponto porcentual no IPCA de abril.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "IBGE: IPCA em abril foi o maior para o mês desde 2005"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!