MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Pesquisa da CNI aponta acomodação na construção civil

A pesquisa sobre a atividade na construção civil, divulgada hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), confirma que o setor entrou em 2011 mostrando sinais de acomodação, após a forte expansão registrada ao longo do ano passado. Em março o indica

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.05.2011, 16:12:01 Editado em 27.04.2020, 20:47:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A pesquisa sobre a atividade na construção civil, divulgada hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), confirma que o setor entrou em 2011 mostrando sinais de acomodação, após a forte expansão registrada ao longo do ano passado. Em março o indicador de atividade se manteve próximo da média de 50 pontos (ficou em 49,9 pontos), mostrando estabilidade em relação a fevereiro. Um exemplo desse cenário está na opinião dos executivos sobre a margem de lucro operacional, que no final do ano passado era considerada mais que satisfatória e passou a ser insatisfatória. Além disso, o indicador de acesso ao crédito atingiu o menor nível da série histórica.


continua após publicidade

Segundo Renato da Fonseca, gerente executivo de Pesquisa da CNI, os primeiros meses do ano foram mais difíceis para a indústria da construção, mas lembra que impacto de fatores como a maior ocorrência de chuvas, que são sazonais, devem diminuir nos próximos meses. "A questão climática é pontual, entretanto temos a desaceleração da economia como um todo, que exige um acompanhamento constante. Mas não há falta de demanda, com certeza", acrescenta Fonseca.


Com relação a falta de mão de obra, o responsável pela pesquisa avalia que a questão já apresenta reflexos nas entregas de empreendimentos, que começam a atrasar. "As empresas estão contratando pessoas sem experiência para qualificá-las no próprio canteiro de obras, isso representa mais custos e tempo de execução. É preciso investir mais no ensino básico, não apenas na formação profissional. Esse debate é antigo", afirma.


continua após publicidade

Conforme o levantamento da CNI, a falta de trabalhador qualificado é citada por 65,8% dos empresários do setor como principal problema. A situação parece ser mais crítica para as empresas de grande porte, nas quais a questão preocupa 74% dos entrevistados. "Em resumo, os dados indicam que a expectativa dos empresários com relação ao crescimento do setor continua forte, mas essa expansão será menos robusta que o esperado", conclui.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Pesquisa da CNI aponta acomodação na construção civil"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!