MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

FGV: desigualdade de renda cai para piso histórico

A desigualdade de renda dos brasileiros caiu nos anos 2000 para o piso histórico, segundo pesquisa divulgada hoje pelo professor do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Marcelo Neri. O estudo toma como base o índice de Gini, que c

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.05.2011, 14:42:02 Editado em 27.04.2020, 20:47:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A desigualdade de renda dos brasileiros caiu nos anos 2000 para o piso histórico, segundo pesquisa divulgada hoje pelo professor do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Marcelo Neri. O estudo toma como base o índice de Gini, que começou a ser calculado nos anos 60. Com esse resultado, o País conseguiu reverter todo o crescimento da desigualdade registrada nas décadas de 60, 70 e 80.


continua após publicidade

Apesar do bom resultado, Neri ressalta que a desigualdade de renda medida pelo índice de Gini no Brasil ainda está abaixo dos padrões dos países de primeiro mundo. O índice de Gini brasileiro está em 0,5304, acima do taxa de 0,42 dos Estados Unidos. Neri explica que quanto mais próximo de 1, pior a desigualdade. "Acredito que ainda vai demorar mais uns 30 anos para que possamos chegar aos níveis dos EUA", previu.


Escolaridade


continua após publicidade

O aumento da educação e os programas sociais do governo foram os principais responsáveis pela queda da desigualdade de renda dos brasileiros entre 2001 e 2009, segundo a pesquisa feita pelo professor do Centro de Políticas Sociais da FGV. "Isso mostra que a China não é aqui", afirmou. E completou:" o grande personagem dessa revolução é o aumento da escolaridade. Mas, ainda temos a mesma escolaridade do Zimbábue."


Entre os 20% mais pobres, a escolaridade avançou 55,6%, enquanto entre os 20% mais ricos, a escolaridade cresceu 8,12%. Ele citou ainda o fato de pessoas de raça negra ganharem aumentos de 43% no período, enquanto os brancos tiveram crescimento de 21%.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "FGV: desigualdade de renda cai para piso histórico"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!