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1ª fábrica da Suzuki fora do Japão é no Brasil

O jipe Jimny, com tração 4x4, motor 1.3 de 16 válvulas, 85 cavalos de potência e capacidade para quatro passageiros, deve ser o 1º veículo da fábrica.   A marca japonesa Suzuki deve construir sua primeira fábrica no Brasil em Itumbiara, no sul de G

Da Redação

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A marca japonesa Suzuki deve construir sua primeira fábrica no Brasil em Itumbiara, no sul de Goiás
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A marca japonesa Suzuki deve construir sua primeira fábrica no Brasil em Itumbiara, no sul de Goiás
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.04.2011, 13:56:00 Editado em 27.04.2020, 20:48:18
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O jipe Jimny, com tração 4x4, motor 1.3 de 16 válvulas, 85 cavalos de potência e capacidade para quatro passageiros, deve ser o 1º veículo da fábrica.

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A marca japonesa Suzuki deve construir sua primeira fábrica no Brasil em Itumbiara, no sul de Goiás. A linha de montagem deve começar a operar no início de 2013. A informação foi dada ontem por Pedro Alves de Oliveira, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg).

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"Será mesmo em Itumbiara", disse Oliveira. "E o fato de a empresa se instalar na cidade é positivo, porque descentraliza o desenvolvimento industrial de Goiás." Atualmente, o Estado já conta com duas fábricas de automóveis: da Mitsubishi, em Catalão, e da Hyundai Caoa, em Anápolis. Para Oliveira, a chegada da Suzuki a Goiás vai atrair outros investimentos do setor.

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Procurada ontem, a direção da empresa não confirmou a decisão. Mas, para o governo goiano, a questão está praticamente encerrada. "De fato, já assinamos o protocolo de intenção", disse o secretário da Indústria e Comércio de Goiás, Alexandre Baldy. "Porém, não posso comentar de forma definitiva, pois isso cabe à empresa divulgar."

Além de Itumbiara, os municípios de Catalão e Anápolis também disputavam o investimento. Nos últimos meses, ocorreu uma intensa disputa entre essas cidades, na expectativa de conquistar os investimentos iniciais do grupo. "Nenhuma montadora do porte da Suzuki sai do papel por menos de US$ 200 milhões", disse Baldy.

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O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), que ficou no meio do fogo cruzado entre as cidades que disputaram o investimento, antecipou na semana passada que a decisão da companhia seria feita com base em um "ponto de vista técnico, e não político".

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Para garantir a instalação da Suzuki, o Estado de Goiás ofereceu a área para construção da linha de montagem, mais investimentos em infraestrutura e R$ 2,1 bilhões em financiamento de incentivos fiscais - que já foram liberados pelo presidente Álvaro Fonseca, da Goiás Fomento, para a SBV Automotores, que representa a Suzuki e a Mitsubishi no País.

Fontes do setor industrial disseram ontem que o anúncio oficial da fábrica está previsto para a primeira semana de maio, quando também serão divulgados os valores do investimento da primeira montadora da Suzuki fora do Japão.

Em outubro, o grupo já havia anunciado que o jipe Jimny, com tração 4x4, motor 1.3 de 16 válvulas, 85 cavalos de potência e capacidade de transportar quatro passageiros, será o primeiro veículo a ser montado na nova fábrica. A previsão inicial é de uma produção em torno de 3 mil unidades ao ano. O modelo ocupará uma faixa de veículos ainda sem concorrentes no País. A Suzuki já está importando o jipe do Japão, vendido hoje por R$ 54.790.


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