Economia

Produção de cimento no PR atinge a marca de seis milhões de toneladas

Da Redação ·
Em 2010, a produção de cimento atingiu aproximadamente seis milhões de toneladas
fonte: Gogle imagem ilustrativa - sppert.com.br - G
Em 2010, a produção de cimento atingiu aproximadamente seis milhões de toneladas

O Paraná vem apresentando um salto na produção de cimento desde a retomada de crescimento em 2007, de acordo com o acompanhamento da indústria mineral realizado pela Mineropar. Em 2010, a produção de cimento atingiu aproximadamente seis milhões de toneladas e foi responsável pela participação de 9,6% da produção nacional.

continua após publicidade

Segundo o geólogo Marcos Vitor Fabro Dias, responsável pelo acompanhamento, a produção de cimento no Paraná apresentou pelo menos dois períodos de grande crescimento: o primeiro a partir de 1995, durante o Plano Real, e que durou até 1998, com a produção passando de dois milhões para quatro milhões de toneladas; e o segundo período, que teve início em 2007 e persistiu até 2010, com uma produção próxima de seis milhões de toneladas.

Na análise do geólogo da Mineropar, o segundo ciclo foi influenciado pelos efeitos do financiamento imobiliário no Brasil, que passou de R$ 4,9 bilhões, em 2005, para R$ 34 bilhões em 2009. Como reflexo do crescimento imobiliário no país, as unidades financiadas passaram de 61,1 mil, em 2005, para 302,7 mil unidades em 2009.

continua após publicidade

A Cimento Rio Branco, do Grupo Votorantim, com unidade em Rio Branco do Sul, respondeu por 76% da produção no Paraná em 2009, e o restante foi produzido pela Cimento Itambé, com unidade em Balsa Nova e mineração em Campo Largo.