Economia

Produção industrial do Paraná cresce em fevereiro

Da Redação ·
 Levantamento apontou crescimento na indústria paranaense
fonte: Divulgação
Levantamento apontou crescimento na indústria paranaense

A produção industrial do Paraná cresceu 9,4 % em fevereiro na comparação com o mesmo mês do ano passado. Foi o terceiro melhor resultado nos 14 locais pesquisados, acima da média nacional, que ficou em 6,9%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 

continua após publicidade

“Estamos num bom momento da economia. E o governo trabalha para fortalecer aqueles empreendimentos já instalados aqui e atrair novas empresas para gerar emprego e renda”, diz o secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros.
 

Entre os segmentos com resultados positivos em fevereiro destacam-se máquinas, aparelhos e materiais elétricos (53,4%), veículos automotores (47,8%), produtos de metal (15,1%), mobiliário (11,4%), minerais não metálicos (9,9%), madeira (7%), celulose, papel e produtos de papel (6%), alimentos (4,6%), máquinas e equipamentos (0,6%) e borracha e plástico, cuja produção permaneceu estável (0%). Os resultados negativos foram: outros produtos químicos (-3%), bebidas (-3,2%), refino de petróleo e álcool (-4,9%) e edição e impressão (-36,8%).
 

continua após publicidade

De acordo com Fernando de Lima, pesquisador do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), a fabricação de bens de capital e veículos automotores está com demanda aquecida e vem sustentando o ritmo de crescimento da produção no Estado”.
 

Lima destaca ainda que o aumento da massa salarial e os elevados níveis de emprego, que favorecem o consumo das famílias e estimulam os investimentos na indústria, têm favorecido a expansão nestes segmentos da indústria paranaense.
 

ACUMULADO DO ANO – Em relação a janeiro, houve retração de 10,5% na produção industrial do Paraná. Mesmo assim, o acumulado do ano é positivo. Comparando com o mesmo período do ano passado, o avanço da produção do Paraná nos dois primeiros meses de 2011 foi de 13,8% – o maior entre as 14 regiões pesquisadas e muito acima da média nacional no bimestre, que foi de 4,6 %.