Economia

Gol supera TAM e assume liderança

Da Redação ·
 Gol ultrapassou a Tam e assumiu a liderança
fonte: AE
Gol ultrapassou a Tam e assumiu a liderança

A Gol assumiu a liderança no setor aéreo brasileiro pela primeira vez. Em fevereiro, a companhia respondeu por 39,77% do mercado doméstico de aviação e superou sua maior concorrente, a TAM, que registrou 39,59% de participação. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
 

continua após publicidade

O presidente da Gol, Constantino de Oliveira Junior, atribuiu a conquista da liderança à estratégia da companhia de focar no atendimento à classe C e na oferta de passagens a preços reduzidos.
 

"Essa realização nos mostra que estamos no caminho certo. Fomos a primeira companhia aérea a popularizar o transporte aéreo no País em larga escala e mantemos o compromisso de oferecer tarifas competitivas com o objetivo de estimular a demanda", disse Constantino, em nota.
 

continua após publicidade

Apesar de ter passado a TAM, que lidera o setor aéreo brasileiro desde a falência da Varig, a Gol também perdeu mercado. Em fevereiro de 2010, ela respondia por 41,67% do mercado nacional.
 

Essa fatia do mercado de TAM e Gol foi absorvida, principalmente, pela Azul, que iniciou seus voos em dezembro de 2008. A companhia alcançou 7,96% do mercado em fevereiro, quase três pontos percentuais acima do market share registrado no mesmo mês do ano anterior.
 

Ao todo, o setor aéreo cresceu 9,34% nos últimos 12 meses. Trip e Avianca também ganharam mercado, enquanto a Webjet perdeu, segundo as estatísticas da Anac.