MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Criação de empregos bate recorde

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho mostram que foram criados 280.799 empregos com carteira assinada em fevereiro deste ano, novo recorde histórico para este mês. Os números foram d

Da Redação

·
Empregos com carteira assinada aumentam em todas as regiões
Icone Camera Foto por Arquivo TN
Empregos com carteira assinada aumentam em todas as regiões
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.03.2011, 08:43:00 Editado em 27.04.2020, 20:49:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho mostram que foram criados 280.799 empregos com carteira assinada em fevereiro deste ano, novo recorde histórico para este mês. Os números foram divulgados pelo Ministério do Trabalho. A série de pesquisa do Caged começou em 1992.

continua após publicidade


Até o momento, a maior criação de empregos formais para o segundo mês do ano, de acordo com informações do governo, havia sido registrada em 2010 - quando foram abertas 209,4 mil vagas de trabalho com carteira assinada.


Mais hotéis cheios. No Rio de Janeiro, houve ocupação de 97,5% dos hotéis no carnaval, a maior da história. Começa antes do carnaval. Na indústria de transformação, por exemplo, se produz mais sapatos para os desfiles do carnaval, assim como roupas, papelaria e restaurantes com contratações temporárias. “O maior impacto do carnaval nas contratações foi em fevereiro. E também coincide com férias”, avaliou o ministro do Trabalho, Carlos Lupi.

continua após publicidade


Os números mostram que o emprego formal também bateu recorde no primeiro bimestre deste ano, quando foram geradas 448.742 empregos com carteira assinada. Esse valor já incorpora a revisão dos dados de janeiro, englobando os empregos declarados após o prazo formal. O recorde anterior havia sido obtido nos dois primeiros meses de 2010, quando foram abertas 390,8 mil vagas formais.


O ministro Lupi afirmou que o mês de março vai ser “muito forte” na geração de empregos com carteira assinada. Segundo ele, as contratações começam a subir, neste mês, nas escolas, além de ter continuidade nos setores da construção civil e da indústria de transformação.


“Não há retração no mercado de trabalho brasileiro”, disse ele. Questionado se um novo recorde histórico seria registrado em março, ele afirmou: “torço, espero e, como sou otimista, acredito”. O recorde histórico, para meses de março, foi registrado em 2010 (+266,4 mil postos).

continua após publicidade


Em todo ano passado, os números do governo mostram que foram criados 2,5 milhões de empregos com carteira assinada no País, novo recorde histórico. Porém, a meta foi atingida somente com mudanças no formato de divulgação dos dados do Caged - que passaram a incorporar, no mesmo ano, as informações enviadas pelas empresas fora do prazo.


Para 2011, primeiro ano do mandato da presidente Dilma Rousseff, Lupi manteve a previsão de que serão criadas três milhões de vagas formais (novo recorde) apesar do corte de gastos de R$ 50 bilhões anunciado e da subida da taxa básica de juros esperada pelo mercado financeiro. Essas medidas buscam frear a inflação.


REGIÕES - Todas as regiões registram recorde para o mês na criação de vagas com carteira assinada. O Sudeste liderou a geração de postos de trabalho com 165.523 vagas, seguido do Sul (59.095) e do Centro-Oeste (32.225), cujo resultado foi recorde para qualquer mês do ano.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Criação de empregos bate recorde"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!