MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Obama focará economia em viagem pela América Latina

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, inicia nesta sexta-feira um giro pela América Latina, ao chegar ao Brasil. Segundo funcionários da Casa Branca, Obama buscará fortalecer as exportações norte-americanas e expandir oportunidades econômicas. "A

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.03.2011, 14:15:01 Editado em 27.04.2020, 20:49:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, inicia nesta sexta-feira um giro pela América Latina, ao chegar ao Brasil. Segundo funcionários da Casa Branca, Obama buscará fortalecer as exportações norte-americanas e expandir oportunidades econômicas. "A viagem é fundamentalmente sobre a recuperação dos EUA, exportações dos EUA e a relação crucial que a América Latina tem em nosso futuro econômico e nossos empregos", afirmou Mike Froman, vice-conselheiro nacional de segurança para temas de política econômica internacional.


continua após publicidade

Froman disse que o Brasil e outros países da região tiveram um tremendo crescimento econômico nos últimos anos. Esse crescimento, particularmente no número de pessoas que chegam à classe média no Brasil, oferece aos EUA grandes oportunidades.


Obama chega à região em uma época de crescente comércio entre os EUA e a América Central e do Sul. As exportações norte-americanas para a região subiram 86% entre 2004 e 2009 e estão na rota para dobrar nos próximos cinco anos, informou a Casa Branca. As exportações na região foram estimadas em US$ 161 bilhões em 2010, contribuindo para quase 900 mil empregos nos EUA, segundo a Casa Branca.


continua após publicidade

O Brasil é a primeira parada da viagem. Obama também visitará El Salvador e Chile. Na região, ele irá se encontrar com um grupo de lideranças empresariais brasileiras e norte-americanas. Entre as companhias que devem estar representadas estão a International Paper, a Anadarko Petroleum e a Cummins.


Um sinal da importância econômica da viagem é quem está acompanhando Obama. O secretário do Tesouro, Timothy Geithner, o representante de Comércio, Ron Kirk, a administradora de Proteção Ambiental, Lisa Jackson, e o secretário de Energia, Steven Chu, estão entre os membros da comitiva no Brasil, segundo Froman.


O funcionário disse que a administração Obama vê potencial para crescimento econômico com o Brasil em duas grandes áreas: energia e infraestrutura. O Brasil descobriu nos últimos anos grandes reservas de petróleo e sediará uma Copa do Mundo e uma Olimpíada nos próximos anos. Segundo Froman, a experiência dos EUA no setor de petróleo e na infraestrutura de construção para grandes eventos esportivos pode ser útil para os brasileiros.


continua após publicidade

Os temores econômicos globais também serão tratados, disse Froman. Segundo ele, é do interesse mútuo de Brasil e EUA que a China tenha uma taxa de câmbio flexível. Autoridades brasileiras já demonstraram preocupação com o yuan, mas também com as políticas econômicas norte-americanas.


As tarifas que incidem sobre o etanol também devem ser discutidas, segundo Froman. Ele não espera, porém, nenhum anúncio sobre o tema. Os dois países produzem quantidades significativas de etanol.


Froman disse que a visita será ainda uma chance para Obama fortalecer sua relação com a nova presidente do Brasil, Dilma Rousseff. As informações são da Dow Jones.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Obama focará economia em viagem pela América Latina"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!