Economia

Movelpar espera movimentar R$ 450 milhões

Da Redação ·
Fabricantes preparavam estandes para feira
fonte: Delair Garcia
Fabricantes preparavam estandes para feira

A oitava edição da Movelpar – Feira de Móveis do Paraná –  foi aberta nesta segunda-feira, às 14h30, em cerimônia dirigida a empresários e autoridades no auditório do Expoara – Centro de Eventos, em Arapongas, cidade sede de um dos mais importantes polos moveleiros do Brasil.


A feira acontece até sexta, dia 18, das 13 às 20 horas, reunindo 192 expositores que trarão para o evento novidades e lançamentos para o varejo em 2011 nos segmentos de móveis e eletrodomésticos.

continua após publicidade


A organização do evento aguarda mais de 40 mil visitantes da cadeia produtiva moveleira. Durante uma semana, o Expoara será o foco das atenções do setor no País e palco para a realização de negócios que deverão superar R$ 450 milhões. “A Movelpar se caracteriza por ser uma feira de negócios, em que lojistas e indústrias fecham parcerias comerciais no próprio estande. Além disso, a proximidade do Expoara com as indústrias do polo promove a visitação às fábricas, o que amplia as possibilidades de acordos comerciais”, afirma o presidente do Expoara, Wanderley Vaz de Lima.

continua após publicidade

Os visitantes vêm de todos os Estados e de mais de 20 países, mostrando o interesse do mercado externo na produção brasileira. Além disso, mais de 400 rodadas de negócios serão realizadas, paralelas ao evento, de 15 a 17 de março, das 8 às 12 horas, entre importadores e expositores em mais uma edição do Projeto Comprador Internacional, realizado pelo Sima – Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas e pela Abimóvel – Associação Brasileira do Mobiliário. A organização da feira está trazendo como convidados os 150 maiores lojistas do País e subsidiando mais 20 caravanas com lojistas do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso, Ceará e Rio de Janeiro.



Loja Conceito é uma das novidades

continua após publicidade


Uma das novidades desta edição deste ano da Movelpar é a Loja Conceito, um espaço de 350 metros quadrados, dividido em dois andares, criado para ser um ponto de venda completo com a exposição de nove ambientes temáticos em que o lojista poderá visualizar vantagens da exposição adequada do mobiliário e melhores cenários para chamar a atenção do consumidor. A Loja Conceito terá ambientes decorados para sala de estar, jantar, gourmeteria, home office, living, sala de TV, suíte casal, dormitório solteiro e infantil, com mobiliários das indústrias Somopar, Colibri, Kit´s Paraná, Móveis Belo, DJ Móveis, Móveis Tcil, Caemmun e Estofados Hellen. Consultorias do Sebrae vão orientar lojistas sobre temas relacionados ao atendimento ao cliente e à organização de infraestrutura da loja.


Design premia melhores trabalhos

continua após publicidade


No dia 15, terça-feira, às 16 horas, a organização da Movelpar divulga os vencedores da quinta edição do Prêmio Design Movelpar, que neste ano reúne trabalhos de estudantes, profissionais e indústrias voltados às residências da classe média. A preocupação com problemas de ordem ambiental aparece em vários projetos, assim como a busca por materiais adequados e que colaboram para amenizar os impactos ao meio ambiente. Os projetos mostram também que a preocupação com a funcionalidade e com a usabilidade são fatores de relevância. Outro ponto bastante forte nessa edição do Prêmio são produtos com várias possibilidades de uso, adaptáveis para vários ambientes e de formas variadas. O Prêmio Design Movelpar é realizado pelo Expoara com a parceria do Senai Arapongas e do Centro Internacional de Inovação (C2i).

continua após publicidade


Palestras e mesas redondas


Em paralelo ao Prêmio Design, acontece na Movelpar o Ciclo de Palestras sobre Gestão do Design nos dias 15 e 16 de março. As palestras e mesas redondas são voltadas para estudantes, empresários e profissionais da área de design com o objetivo de criar interação com a cadeia produtiva da indústria moveleira, envolvendo também pesquisadores, universidade, escolas técnicas, indústrias e fornecedores. As palestras no dia 15, das 8h30 às 19 horas acontecem no auditório do Expoara e das 19 às 21 horas haverá workshops no auditório do Senai Arapongas. No dia 16, as palestras acontecem das 9 às 12 horas no auditório do Expoara.