MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Paraná gera em fevereiro cinco vezes mais empregos: 13,7 mil vagas formais

Dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego nesta quarta-feira (17) mostram que o Paraná teve um saldo em fevereiro de 13.710 mil empregos com carteira assinada. O resultado é mais de cinco vezes maior que o do mesmo mês do ano passado (2,5

Da Redação

·
 Paraná gera em fevereiro cinco vezes mais empregos: 13,7 mil vagas formais
Icone Camera Foto por SECS
Paraná gera em fevereiro cinco vezes mais empregos: 13,7 mil vagas formais
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.03.2010, 08:40:00 Editado em 27.04.2020, 21:05:40
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego nesta quarta-feira (17) mostram que o Paraná teve um saldo em fevereiro de 13.710 mil empregos com carteira assinada. O resultado é mais de cinco vezes maior que o do mesmo mês do ano passado (2,5 mil empregos) e equivalente a fevereiro de 2008, mês em que Paraná bateu um recorde de 12 anos. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e apontam que a maioria dos novos empregos foi registrada no interior do Estado: 8.281.

continua após publicidade

Com os novos números, o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, calcula que em 2010 o Paraná deve bater um novo recorde histórico na geração de empregos. “Somos um dos líderes nacionais na geração de emprego porque, entre outros fatores, as políticas públicas de redução de impostos, de implantação do maior salário mínimo regional do país e de apoio aos pequenos empreendimentos do governo estadual, fortalecem o conjunto da economia”, afirma.

A perspectiva de novo recorde anual se fortalece uma vez que no primeiro bimestre de 2010 já foram gerados no Estado 27.621 empregos, número maior do que o do mesmo período de 2004 e 2007 - anos em que o Estado atingiu os melhores taxas de abertura de vagas com carteira assinada. Com os novos números, desde 2003, início do Governo Requião, já são 673.757 novos empregos formais gerados no Paraná. Para se ter uma dimensão dos números, nos oito anos anterior, o saldo foi de 37.882 empregos.

continua após publicidade

Os dados mostam também que o Brasil teve saldo de 209,4 mil empregos em fevereiro, melhor resultado da série histórica de 22 anos. A expectativa do Ministério é que, até o fim do ano, sejam criadas 2 milhões de empregos no País.

SETORES - A maior parte das novas vagas no Paraná em fevereiro veio do setor de serviços (7.511 empregos), especialmente no subsetor de administração e imóveis (3.353 empregos), ensino (1.982) e transporte e comunicações (1.049)

O setor da indústria foi o segundo maior gerador de empregos no Paraná no mês, com 4.493 novas vagas. No setor destacam-se as indústrias de alimentos e bebidas, (1.496), borracha, fumo e couros, (697) e têxtil e vestuário (571).

Outro destaque foi o setor da construção civil, que teve saldo positivo de 1.733 empregos. Três setores apresentaram saldo negativo de empregos: o agropecuário (-861), a administração pública (-41) e a extrativa mineral (-21).
 

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Paraná gera em fevereiro cinco vezes mais empregos: 13,7 mil vagas formais "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!