Economia

Appa anuncia fim da fila de caminhões para o Porto

Da Redação ·
O embarque de grãos já estão normalizado nos portos do Paraná
fonte: AEN
O embarque de grãos já estão normalizado nos portos do Paraná

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) informa que não há mais fila para o Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá. Esforços conjuntos da Autoridade Portuária, Receita Federal, Operadores Portuários e Justiça solucionaram o problema da fila durante a madrugada desta sexta-feira (04). Agora, três navios estão atracados no corredor, somando 133 mil toneladas a serem exportadas. Outros 14 navios aguardam para carregar grãos.
 

continua após publicidade

Desde domingo passado, passaram pelo Pátio de Triagem 5.522 caminhões e outros 800 estão agora estacionados no local.
 

A expectativa é que a situação se normalize nos próximos dias, com a melhora das condições climáticas. Com tempo bom, o Corredor de Exportação opera em capacidade plena e consegue escoar até 100 mil toneladas por dia.


Dos grãos que chegam a Paranaguá, 70 % são transportados por caminhão e 27% por trem. Os outros 3% são os graneis líquidos, transportados via oleoduto. Para um navio com 60 mil toneladas de soja, por exemplo, isso significa que 42 mil toneladas chegam de caminhão. Considerando que cada caminhão carrega, em média, 30 toneladas de produto, para trazer esta quantidade de carga são necessários 1500 veículos que, enfileirados, representam 60 km.
 

continua após publicidade

Por isso o sistema de ordenação no recebimento de cargas pelo Porto, o Carga Online, precisa ser respeitado, alerta a Appa, para que os caminhões só cheguem ao porto quando há lugar nos armazéns e navios aguardando para receber o produto.