Economia

Aposentados do INSS terão de dar prova de vida

Da Redação ·
 Imagem Ilustrativa
fonte: Google Imagens
Imagem Ilustrativa

Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que recebem os benefícios por cartão magnético, conta-corrente e conta-poupança terão de comprovar, anualmente, que estão vivos.

continua após publicidade

De acordo com resolução publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (3), o beneficiário do INSS deverá ter de provar que está vivo e renovar a senha, mediante identificação pelo funcionário do banco ou por sistema biométrico em equipamento de autoatendimento que disponha dessa tecnologia.

continua após publicidade

A prova de vida e renovação de senha também poderão ser realizadas pelo representante legal ou pelo procurador do beneficiário legalmente cadastrado no INSS.

continua após publicidade

Bancos

Caberá à instituição financeira transmitir ao INSS, por intermédio da Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informação da Previdência Social), os registros relativos à prova de vida e à renovação de senhas.

continua após publicidade

O beneficiário poderá atualizar o endereço no próprio INSS ou no banco pelo qual recebe o benefício. Nesse caso, o banco também encaminhará a atualização ao INSS por meio do Dataprev.

A prestação dos serviços será gratuita.