Economia

Conta de água terá reajuste de 16% a partir de abril

Da Redação ·
Reajuste passa a valer a  partir de abril
fonte: Reprodução
Reajuste passa a valer a partir de abril

A tarifa de água e esgoto da Companhia Paranaense de Saneamento (Sanepar) terá um reajuste de 16% a partir de 4 de abril. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (18), pela estatal. A recomposição tarifária foi aprovada pelo Instituto das Águas do Paraná, órgão regulador do uso da água no Estado.
 

continua após publicidade

Segundo a Sanepar, o aumento ajudará a recuperar parte da inflação acumulada desde 2005, quando aconteceu o último reajuste na tarifa. Nestes seis anos, a inflação acumulada, medida pelo IPCA, foi de 34,1%. No mesmo período, os principais custos da companhia (pessoal, material para tratamento de água e esgoto, energia e serviços de terceiros) aumentaram, em média, 39%.
 

Outro argumento da estatal é que a tarifa de água aser paga pelo paranaense seria uma das menores do País. A tarifa mínima de água da companhia, que é paga por 48,8% dos usuários no Estado, passará para R$ 18,97. A Sanepar diz que o valor é 49% menor que a da Corsan, empresa do Rio Grande do Sul, que tem o maior preço do País.
 

continua após publicidade

A Sanepar investirá R$ 425 milhões, em 2011, para manter e ampliar seus sistemas de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto nos 344 municípios onde está presente no Paraná.