MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Preço de alimentos levou 44 milhões à pobreza desde junho, diz Bird

O Banco Mundial (Bird) advertiu nesta terça-feira que os preços globais dos alimentos estão chegando a níveis “perigosos” e lançaram mais 44 milhões de pessoas na pobreza desde junho passado.   De acordo com a mais recente edição do relatório Food

Da Redação

·
Refeiçaõ completa tem se tornado cada vez mais difícil para população pobre
Icone Camera Foto por Divulgação
Refeiçaõ completa tem se tornado cada vez mais difícil para população pobre
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.02.2011, 08:38:00 Editado em 27.04.2020, 20:51:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Banco Mundial (Bird) advertiu nesta terça-feira que os preços globais dos alimentos estão chegando a níveis “perigosos” e lançaram mais 44 milhões de pessoas na pobreza desde junho passado.

continua após publicidade

De acordo com a mais recente edição do relatório Food Price Watch, os preços dos alimentos subiram 15% entre outubro de 2010 e janeiro deste ano.

Esse aumento – particularmente alto no caso de produtos como trigo, milho, açúcar e óleos comestíveis - é sentido mais fortemente pela população mais pobre, que chega a gastar mais da metade de sua renda com a compra de alimentos.

continua após publicidade

“Os preços globais dos alimentos estão subindo a níveis perigosos e ameaçando dezenas de milhares de pessoas pobres ao redor do mundo”, disse em comunicado o presidente do banco, Robert Zoellick.

Clique Leia também na BBC Brasil: Alta nos preços dos alimentos faz inflação na China chegar a 4,9%

O Banco Mundial pediu que a reunião do G20 em Paris, nesta semana, aborde o problema. Estarão presentes no encontro ministros da Fazenda e presidentes dos bancos centrais do grupo, que reúne países desenvolvidos e em desenvolvimento (entre eles o Brasil).

continua após publicidade

Distúrbios

Segundo Zoellick, a inflação nos alimentos tem contribuído para os atuais levantes no Oriente Médio, ainda que não seja a causa primária.

Em 2008, um rápido aumento nos preços de itens de alimentação provocou distúrbios em vários países.

continua após publicidade

Segundo o Banco Mundial, os preços atuais estão cerca de 3% mais baixos em comparação aos níveis de 2008, mas 27% mais altos do que os observados um ano atrás.

Outro relatório, divulgado neste mês pela FAO (braço da ONU para a alimentação e a agricultura), também fez um alerta para o aumento nos preços de itens alimentícios.

Segundo o FAO Food Price Index, os preços subiram 3,4% em janeiro passado com relação a dezembro de 2010 e alcançaram o maior nível desde que o índice começou a ser calculado, em 1990.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Preço de alimentos levou 44 milhões à pobreza desde junho, diz Bird"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!