MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Demanda de empresas por crédito tem a maior alta em 17 anos

Pesquisa divulgada hoje (17) pela Serasa Experian indica que a demanda de empresas por crédito cresceu 11,4% em fevereiro na comparação com o mesmo mês do ano passado. Segundo a entidade, essa é maior alta é 17 meses. Para o economista, Luiz Rabi, da

Da Redação

·
 Foto ilustrativa
Icone Camera Foto por passosnet.com
Foto ilustrativa
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.03.2010, 13:23:00 Editado em 27.04.2020, 21:05:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Pesquisa divulgada hoje (17) pela Serasa Experian indica que a demanda de empresas por crédito cresceu 11,4% em fevereiro na comparação com o mesmo mês do ano passado. Segundo a entidade, essa é maior alta é 17 meses.

continua após publicidade

Para o economista, Luiz Rabi, da Serasa Experian, os dados refletem o desempenho da economia brasileira. "É um sintoma do bom andamento da economia e um sinal de que as empresas estão buscando crédito não apenas para atender à demanda da economia e sim porque também estão mais confiantes nos seus negócios, tanto que estão investindo", destacou.

Calculado mensalmente, o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito mostra que no acumulado dos dois primeiros meses do ano a maior procura por crédito foi verificada nas regiões Nordeste (11,6%) e Centro-Oeste (10,3%).

continua após publicidade

"A Região Nordeste deve se destacar mais em 2010 por conta dos investimentos do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] e das obras de infraestrutura", explicou Luiz Rabi.

Proprietário de uma indústria de médio porte que fornece equipamentos para a construção civil, o empresário Renato Farias, de Salvador, buscou um empréstimo para aumentar a produção e a capacidade de atender os clientes.

"Houve demanda dos consumidores, tivemos que produzir mais. Mas não foi apenas para isso que peguei o empréstimo, eu precisava manter o estoque e aumentar a produção de bens de consumo", afirmou.

continua após publicidade

Segundo o economista Luiz Rabi, o empresariado segue a tendência de Farias, que usou crédito para investir na sua indústria. Dona de uma agência de design, a empresária Karen Santos, de São Paulo, recebeu uma oferta do gerente do banco para pegar um empréstimo e resolveu usar duas linhas: a de capital de giro e a do cheque especial. "O gerente me ligou oferecendo [crédito] porque viu que eu estava movimentando bem a conta. Usei o dinheiro como capital de giro e aproveitei para investir em novos equipamentos".

A pesquisa da Serasa Experian aponta que as empresas como a de Karen, do setor de serviços, lideraram a procura pelo crédito. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento nesse setor foi de 13,% em fevereiro, enquanto no comércio cresceu 10,6% e na indústria, 7,9%.

Luiz Rabi lembrou que o setor industrial é muito ligado ao de exportações, que ainda não se recuperou totalmente da crise financeira internacional. "Aquelas indústrias preocupadas em atender o mercado interno, bem como o comércio e setor de serviços, são as que vão ser mais privilegiadas nesse contexto", disse.

continua após publicidade

Outro dado do estudo é que na Região Norte a demanda das empresas por crédito foi 12,5% maior em fevereiro na comparação com igual mês de 2009.

"Para nós foi necessário porque eu precisava investir em mercadorias", contou a proprietária de uma loja de moda feminina de Belém, Fabrisia Almeida. Segundo ela, o dinheiro também foi usado para construir a loja em um novo shopping da cidade. "Também precisei comprar equipamentos."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Demanda de empresas por crédito tem a maior alta em 17 anos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!