Economia

FGV: inflação do IGP-M é de 0,66% na 1ª prévia do mês

Da Redação ·
Imagem Ilustrativa
fonte: Google Imagens
Imagem Ilustrativa

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) registrou inflação de 0,66% na primeira prévia de fevereiro, após apresentar taxa de 0,42% em igual prévia de janeiro, segundo informou hoje a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A taxa de janeiro ficou dentro das estimativas dos analistas do mercado financeiro, que esperavam inflação entre 0,37% e 0,94%. A mediana das expectativas estava em 0,76%.


A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem o IGP-M. O Índice de Preços por Atacado (IPA) teve alta de 0,76% na primeira prévia de fevereiro, em comparação com a alta de 0,40% na primeira prévia de janeiro. No setor atacadista, a mais expressiva elevação entre os produtos pesquisados partiu do minério de ferro, que saiu de uma queda de 2,29% para uma alta de 5,65% da primeira prévia de janeiro para igual período em fevereiro.


Por sua vez, no varejo, o Índice de Preços por Atacado (IPC) apresentou alta de 0,45% na prévia anunciada hoje, após subir 0,41% na primeira prévia de janeiro. Já o Índice Nacional do Custo da Construção (INCC) teve alta de 0,52% na primeira prévia deste mês, após registrar aumento de 0,62% na primeira prévia de janeiro.


O IGP-M é bastante usado como referência para os reajustes nos preços dos contratos de aluguel no Brasil. Até a primeira prévia de fevereiro, o indicador acumula alta de 1,46% em 2011. Nos 12 meses encerrados na primeira prévia de fevereiro, a alta acumulada é de 10,93%.

continua após publicidade