MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Produção industrial do Paraná cresce 14,2%

A produção industrial do Paraná avançou 14,2% em 2010 e alcançou o melhor resultado desde 1992, quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou o levantamento regional. O índice, que está acima da média nacional (10,5%), é o qui

Da Redação

·
 Produção industrial do Paraná cresce 14,2 % e alcança o melhor resultado desde 1992
Icone Camera Foto por AEN
Produção industrial do Paraná cresce 14,2 % e alcança o melhor resultado desde 1992
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.02.2011, 17:09:00 Editado em 27.04.2020, 20:51:19
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A produção industrial do Paraná avançou 14,2% em 2010 e alcançou o melhor resultado desde 1992, quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou o levantamento regional. O índice, que está acima da média nacional (10,5%), é o quinto melhor entre as 14 regiões pesquisadas pelo Instituto.

continua após publicidade

Para o secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, o resultado demonstra a força da economia do Estado e a sua recuperação depois da crise de 2009. “Vamos avançar mais com o programa Paraná Competitivo, que fortalecerá as empresas aqui instaladas e tornará o Estado competitivo para receber investimentos nacionais e internacionais”, salienta.

Ricardo explica que o Paraná Competitivo reúne ações nas áreas fiscal, de comércio exterior, infraestrutura, meio ambiente, qualificação profissional e outras. “Estamos analisando diversos pontos que são decisivos para a atração de empreendimentos”, informou.

continua após publicidade

Dentre os setores com resultado positivo destacam-se veículos automotores (57,6%), mobiliário (28%), máquinas e equipamentos (24,5%), produtos de metal (21,6%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (10,9%), bebidas (10,6%), madeira (10%), alimentos (8,3%), celulose, papel e produtos de papel (5,3%), borrachas e plásticos (5,3%), minerais não-metálicos (5,2%) e edição e impressão (4%). Os setores com resultado negativo foram refino de petróleo e álcool (-8,4%) e outros produtos químicos (-14,0%).

De acordo com Fernando de Lima, pesquisador do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), “o resultado anual do Paraná mostra uma forte recuperação da indústria em relação à crise do ano anterior, promovida tanto pela expansão interna, decorrente do aumento da renda e da oferta de crédito, quando pela retomada das exportações”.

EXPORTAÇÃO – Ricardo Kureski também pesquisador do Ipardes e professor do Departamento de Economia da PUCPR, destaca a retomada das exportações de automóveis, cujos valores cresceram 48,2% em 2010. “Além disso, houve forte aumento da demanda interna, que auxilia na compreensão do resultado excepcional da indústria automotiva do Paraná”.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Produção industrial do Paraná cresce 14,2%"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!