Economia

Vendas no varejo recuam 0,6% na zona do euro

Da Redação ·

As vendas no varejo recuaram 0,6% em dezembro em relação a novembro na zona do euro, segundo dados divulgados hoje pela agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat. Na comparação com dezembro de 2009, houve queda de 0,9% no grupo de países que utilizam o euro como moeda. Esta foi a primeira queda anual desde novembro de 2009.


A contração das vendas surpreendeu os economistas, que esperavam aumento mensal de 0,3%. Os números de novembro também foram revisados em alta pela Eurostat. Anteriormente, a agência havia informado queda mensal de 0,8% das vendas e alta anual de 0,1%.


Serviços


O índice de atividade do setor de serviços da zona do euro atingiu o maior nível em cinco meses, a 55,9 em janeiro, de 54,2 em dezembro, superando a previsão dos economistas de que permaneceria no mesmo nível da leitura preliminar de janeiro, de 55,2.


O índice composto de produção, uma medida da atividade do setor empresarial privado com base em pesquisa feita em 4.500 empresas de manufatura e de serviços, atingiu a máxima em nove meses, a 57 em janeiro, ante 55,5 em dezembro. Economistas esperavam que o índice ficasse no nível da leitura preliminar de janeiro, de 56,3. As informações são da Dow Jones.

continua após publicidade