Economia

Paraná tem recorde de vagas em janeiro

Da Redação ·
Os empregos ofertados nas 252 agências variam de profissionais como gerentes, vendedores, marceneiros e até açougueiros
fonte: AEN
Os empregos ofertados nas 252 agências variam de profissionais como gerentes, vendedores, marceneiros e até açougueiros

As Agências do Trabalhador do Paraná registram recorde de vagas de trabalho em janeiro, são 21.558 oportunidades de emprego em todo o Estado ontem. Este número é 36% maior que a quantidade de vagas no mesmo período do ano passado e o melhor resultado de janeiro em 33 anos.

continua após publicidade


Os empregos ofertados nas 252 agências variam de profissionais como gerentes, vendedores, marceneiros e até açougueiros. Várias oportunidades também foram abertas nos setores da indústria, construção civil e comércio. Mais da metade das vagas não exige experiência, lembra o secretário do Trabalho e Emprego, Luiz Claudio Romanelli. “Esta é a oportunidade de quem nunca trabalhou ou para aqueles que desejam mudar de função. Existem também ofertas com bons salários para profissionais como gerentes, açougueiros, vendedores e marceneiros. Na construção civil também há muitas vagas, com ótimas remunerações”. A orientação da Secretaria Estadual do Trabalho é para que os candidatos façam o pré-cadastro, a consulta e a reserva de vagas pelo site www.setp.pr.gov.br.


Todos os serviços do Sistema Público de Emprego são gratuitos.

continua após publicidade


Ele afirma que, neste início de ano, houve aumento significativo de trabalhadores a procura de emprego e também de empregadores em busca de mão de obra. Para ele, este é um momento favorável, já que a economia está aquecida no Paraná.


“O Governo irá impulsionar ainda mais as contratações, com novas medidas que estão em andamento. A ampliação de atendimento e a inovação dos serviços on-line são alguns exemplos”. Curitiba é responsável por 7.616, das 21.558 vagas disponíveis no Estado. Em Londrina, são 1.902 ofertas e em Maringá, 1.217. Em Cascavel existem 796 oportunidades e São José dos Pinhais, 780. Umuarama está com 723 vagas abertas, em seguida estão Pinhais (437), Ponta Grossa (426), Araucária (372) e Toledo (302).

continua após publicidade

Aumento na procura


Os números de vagas abertas no mês de janeiro reforçam as perspectivas do Governo do Paraná para 2011, que anunciou como meta garantir emprego com carteira assinada para 190 mil pessoas, através das Agências do Trabalhador. Segundo o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Luiz Claudio Romanelli, este número previsto é 10% maior que o registrado no ano passado, quando 174 mil paranaenses foram contratados. Romanelli afirma que o mercado de trabalho no Paraná está aquecido e, para incrementar ainda mais a geração de empregos, haverá uma ampliação dos serviços disponibilizados aos trabalhadores.


O secretário reforçou ainda sobre a importância da inserção de pessoas com deficiência. No ano passado, 3.527 trabalhadores deficientes se cadastraram nas Agências do Trabalhador e, destas, 2.142 foram contratadas. “Este número também deverá aumentar em 2011, e cabe ressaltar que não é apenas uma colocação ou preenchimento de cotas, mas a permanência no emprego, já que haverá um monitoramento das condições de trabalho enquanto estiverem empregados”, afirma.