Economia

Consumo do brasileiro faz crédito bater recorde

Da Redação ·

Apesar dos juros brasileiros estarem entre os maiores do mundo, as operações de crédito do sistema financeiro cresceram 20,5% no ano passado, com o total de empréstimos concedidos pelos bancos brasileiros chegando a R$ 1,7 trilhão.

continua após publicidade

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (26) pelo Banco Central.

continua após publicidade

O motivo foi o aumento no consumo das famílias brasileiros, em especial dos financiamentos feitos no final do ano passado, segundo Altamir Lopes, diretor do departamento econômico do Banco Central.

continua após publicidade

- O crédito em 2010 teve crescimento expressivo, principalmente para as famílias, em 21,9%, e principalmente para aquisição de veículos, imóveis e crédito pessoal. Observamos também prazos em elevação e taxa de juros em queda. No mês de dezembro, o aumento na concessão de crédito foi de 1,6% na comparação com novembro, quando o volume estava em R$ 1,67 trilhão.

Por setor, o aumento dos financiamentos foi mais expressivo no setor habitacional em 2010, com crescimento de 51 % na oferta durante o ano. Para empréstimo pessoal, o aumento foi de 18,4%.

continua após publicidade

Apesar do crescimento do consumo das famílias, elas estão pagando mais as contas em dia. Entre novembro e dezembro do ano passado, a taxa de inadimplência passou de 5,9% para 5,7%. A porcentagem refere-se aos consumidores que deixaram de pagar as suas dívidas por mais de 90 dias.

O calote vem caindo ou mantendo a estabilidade desde maio de 2009, quando estava em 8,5%. A inadimplência das empresas nas contas ficou estável em dezembro, a 3,6% e a inadimplência total (pessoas físicas e jurídicas) ficou a 0,9% no mês.