Economia

Barack Obama promete consertar a economia

Da Redação ·
 Barack Obama
fonte: googleimagens.com
Barack Obama

O presidente dos Estados Unido Barack Obama estabeleceu sua meta para 2011: reparar a afetada economia dos EUA.

continua após publicidade

Em seu programa semanal de rádio também transmitido via Internet, neste sábado (1º), o presidente, em férias, disse que dados recentes mostram que a recuperação da economia está ganhando força, mesmo que milhões de americanos ainda estejam desempregados.

continua após publicidade

-Nossa tarefa mais importante agora é manter que a recuperação em curso. Como presidente, esse é o meu compromisso com vocês: fazer tudo o que puder para garantir que nossa economia esteja crescendo, gerando empregos e fortalecendo a nossa classe média. Essa é minha meta para o próximo ano.

continua após publicidade

A taxa de desemprego de quase 10% e a insatisfação com os esforços de Obama para estimular uma recuperação econômica a partir da pior recessão em décadas ajudaram a alimentar vitórias republicanas nas eleições parlamentares em novembro.

Os republicanos controlarão a Câmara dos Deputados em 2011 e os democratas terão uma maioria menor no Senado, uma nova realidade política que vai afetar a capacidade de Obama de impulsionar suas prioridades políticas.

continua após publicidade

-Em poucos dias, um novo Congresso vai se formar, com uma casa controlada pelos democratas e uma casa controlado pelos republicanos - que agora partilham da responsabilidade de levar esse país para frente. Estou disposto a trabalhar com qualquer um, não importa o lado, desde que tenha boas ideias e compromisso de vê-las prosseguirem.

continua após publicidade

Uma área na qual democratas e republicanos serão desafiados a trabalhar em conjunto é a questão da redução da dívida e do déficit (saldo negativo).

Copyright Thomson Reuters 2009