Economia

Gasolina é mais vantajosa em 19 Estados do país

Da Redação ·
Imagem Ilustrativa
fonte: googleimagens.com
Imagem Ilustrativa

A gasolina é mais vantajosa que o álcool em 18 Estados brasileiros e no Distrito Federal, de acordo com levantamento do R7 na pesquisa de preços divulgada nesta segunda-feira (27) pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). A agência buscou preços nos postos de gasolina entre os dias 19 e 25 de dezembro.

continua após publicidade

Compensa abastecer o tanque com gasolina no Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Sergipe.

continua após publicidade

No Ceará e em Pernambuco, é indiferente para os proprietários de veículos flex a escolha do combustível. Isso porque a relação do preço do etanol e do derivado do petróleo está na casa dos 70% - o que significa um custo-benefício muito semelhante.

continua após publicidade

Quando a divisão do preço do álcool pelo da gasolina fica abaixo de 0,70, compensa abastecer com etanol, porque o poder calorífico do motor a álcool é equivalente a 70% do poder encontrado nos motores a gasolina.

Vale ressaltar que a forma de dirigir e o modelo de veículo influenciam no consumo de combustível do carro.

continua após publicidade

Os motoristas de Roraima são os que mais devem evitar o consumo de álcool, já que o preço do litro do etanol corresponde a 82,1% do preço da gasolina no Estado.

continua após publicidade

Por outro lado, o álcool continua mais vantajoso em seis Estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Tocantins.

Os goianos passaram a ter o combustível mais barato do Brasil: o litro de álcool é vendido, em média por R$ 1,674 no Estado. Os paulistas possuem o segundo etanol mais em conta do país: R$ 1,681.