MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

EUA sobem a tarifa de produtos brasileiros

Os Estados Unidos voltarão a taxar cerca de 1.200 produtos brasileiros com tarifa integral de importação a partir de 1º de janeiro. Ontem, o Senado americano encerrou suas atividades do ano sem antes aprovar o projeto de prorrogação do Sistema Geral de

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.12.2010, 10:27:02 Editado em 27.04.2020, 20:53:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os Estados Unidos voltarão a taxar cerca de 1.200 produtos brasileiros com tarifa integral de importação a partir de 1º de janeiro. Ontem, o Senado americano encerrou suas atividades do ano sem antes aprovar o projeto de prorrogação do Sistema Geral de Preferências (SGP). Esse mecanismo permite a redução temporária de barreiras comerciais para bens de países em desenvolvimento, entre os quais o Brasil, e expira no dia 31.


A expectativa da Coalizão de Indústrias do Brasil (BIC, na sigla em inglês), escritório de lobby do setor em Washington, é de aprovação do SGP, com data retroativa a 1º de janeiro, somente a partir de fevereiro. Nesse caso, a diferença entre a tarifa cheia e a tarifa preferencial cobrada desde 1º de janeiro será ressarcida ao importador pela aduana americana.


Diego Bonomo, diretor-executivo da BIC, explicou que a retroatividade foi adotada todas as vezes que o SGP não foi aprovado ao final de sua vigência. "Mas, mesmo com o ressarcimento do importador, essa pendência do Senado americano deverá afetar pequenos e médios exportadores brasileiros. Tarifa é sempre empecilho para se ingressar em um mercado", afirmou Bonomo.


Em 2009, o SGP beneficiou 1.700 itens tarifários brasileiros, dos quais 1.178 foram efetivamente exportados aos EUA. Essas vendas equivaleram a US$ 1,972 bilhão - 7,5% to total de produtos brasileiros embarcados ao mercado americano no período. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "EUA sobem a tarifa de produtos brasileiros"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!