MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Material escolar vai ficar 8% mais caro em 2011

Os materiais escolares terão aumento superior à inflação oficial deste ano e ficarão 8% mais caros em 2011, segundo estimativas do Simpa (Sindicato do Comércio Varejista de Material de Escritório e Papelaria de São Paulo e Região). O IPCA (Índice de Pr

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.12.2010, 10:13:00 Editado em 27.04.2020, 20:53:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os materiais escolares terão aumento superior à inflação oficial deste ano e ficarão 8% mais caros em 2011, segundo estimativas do Simpa (Sindicato do Comércio Varejista de Material de Escritório e Papelaria de São Paulo e Região). O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) – a inflação oficial do governo – deverá encerrar 2010 em 5,85%, segundo o Banco Central.

continua após publicidade

O presidente do sindicato, Antônio Martins Nogueira, explica que o reajuste é comum no fim do ano, embora algumas papelarias devam aumentar em até 10% o preço de canetas, lápis, borrachas, cadernos, tesouras, entre outros.

continua após publicidade

- A sugestão [do Simpa], com as negociações com fornecedores, é sempre a correção do IPCA, que deve ser de 7% a 8% neste ano em todo o material.

continua após publicidade

Antonio Sereno, diretor comercial da Brasil Escolar – entidade que reúne cerca de 200 papelarias no país -, afirma que o aumento pode variar entre 5% e 10%. Antes mesmo do fim do ano, alguns consumidores já foram às compras nas papelarias brasileiras, segundo Sereno.

- Nós já temos entre 15% e 20% do pessoal em busca de material escolar em dezembro. Isso é consumidor que está antecipando para evitar o tumulto do início do ano. Em alguns casos, ele vai pagar mais barato porque algumas lojas praticam os descontos do Natal.

continua após publicidade

Entre janeiro e novembro, os preços de artigos de papelaria, que incluem os cadernos, fotocópias e outros materiais escolares, ficaram 6,26% mais caros em relação aos preços praticados no fim do ano passado. O valor já supera a inflação oficial do período, que foi de 5,25%, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Material escolar vai ficar 8% mais caro em 2011"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!