MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Vitória contra EUA na OMC pode estimular mais setores

A primeira vitória brasileira contra os Estados Unidos na condenação de barreiras ao suco de laranja na Organização Mundial do Comércio (OMC) pode servir como um estímulo a setores agrícolas domésticos que ainda estão receosos em buscar seus direitos no f

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.12.2010, 20:27:01 Editado em 27.04.2020, 20:53:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A primeira vitória brasileira contra os Estados Unidos na condenação de barreiras ao suco de laranja na Organização Mundial do Comércio (OMC) pode servir como um estímulo a setores agrícolas domésticos que ainda estão receosos em buscar seus direitos no foro internacional. A avaliação é do secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Célio Porto.


continua após publicidade

"Esse primeiro resultado estimula outros setores que ainda estão avaliando a hipótese de seguir este caminho, que tem se mostrado vitorioso", afirmou Porto, em entrevista à Agência Estado, quando foi informado sobre a decisão da OMC. Ele citou como exemplos de áreas que estudam se proteger de práticas consideradas não leais à concorrência no comércio exterior a de frango congelado contra a União Europeia e a de produção de etanol nos Estados Unidos.


O secretário salientou que, apesar de o caso do suco ser uma ação do setor privado, o governo também comemora a decisão em primeira instância da OMC. "Isso significa interesse do produtor, do exportador. Assim, se trata de uma vitória que é do Brasil", afirmou. Para ele, a sinalização preliminar da OMC neste caso e no do contencioso do algodão, que deu ganho de causa ao Brasil contra os Estados Unidos, mostram que o País está cada vez mais inserido no comércio internacional, com um papel importante e também com um posicionamento mais aguerrido ao tratar de seus interesses.


continua após publicidade

Embora a rodada Doha não tenha progredido, na avaliação do secretário, a OMC tem se mostrado um foro importante de discussões do comércio global, principalmente para os países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil. "O País tem explorado isso muito bem." Porto comentou ainda que, como se trata de uma decisão preliminar, os Estados Unidos devem tentar reverter a sentença da OMC, assim como fizeram em casos anteriores. "Existem ainda múltiplas etapas para percorrermos", afirmou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Vitória contra EUA na OMC pode estimular mais setores"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!