MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Consumo de calorias é proporcional a ganhos salariais

O aumento na renda pode ocasionar em alguns quilinhos a mais na balança. A Avaliação Nutricional da Disponibilidade Domiciliar de alimentos no Brasil realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com base na POF (Pesquisa de Or

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.12.2010, 09:33:00 Editado em 27.04.2020, 20:53:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O aumento na renda pode ocasionar em alguns quilinhos a mais na balança. A Avaliação Nutricional da Disponibilidade Domiciliar de alimentos no Brasil realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com base na POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares) de 2008-2009, apontou que a dieta diária de famílias que ganham entre dez e 15 salários mínimos possui mais calorias do que das famílias com renda de até dez salários.

continua após publicidade

A pesquisa aponta diferenças nos hábitos alimentares das classes sociais. A dupla arroz e feijão é mais popular nas classes mais baixas, enquanto o consumo de refeições prontas é maior nas classes mais ricas.

continua após publicidade

Nas famílias com renda maior o consumo de leites e derivados, frutas e verduras, gordura animal e bebidas alcoólicas é mais representativo do que nas famílias de baixa renda. Na outra ponta da tabela é possível constatar que famílias de renda mais baixa consomem mais leguminosas, raízes e tubérculos, como a batata e a mandioca.

continua após publicidade

O estudo ainda mostrou que o aumento nos rendimentos resulta no consumo maior de gorduras e na diminuição igualmente intensa do teor de carboidratos. Na mesa das famílias com salários maiores o consumo de carboidratos é inferior a 55% das calorias totais que devem ser consumidas na dieta diária.

No caso das gorduras, nota-se que o limite máximo de 30% das calorias totais é ultrapassado a partir da classe de renda mensal de mais de seis salários mínimos. O consumo das gorduras saturadas tende a aumentar proporcionalmente com a renda familiar.



Essas combinações resultam em uma dieta superior a 1.700 calorias diárias para as famílias que ganham mais de dez salários mínimos, enquanto as famílias de baixa renda consomem uma média aproximada de 1.500 calorias.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Consumo de calorias é proporcional a ganhos salariais"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!